Jogos esportivos, escola, contraturno e currículo de formação superior em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/praxia.v5i0.13678

Palavras-chave:

Educação Física, Esporte, Licenciatura, Bacharelado

Resumo

Objetivou-se identificar o perfil de conteúdos técnico-instrumentais relacionados aos jogos esportivos nos cursos de Educação Física das instituições de ensino superior de Manaus. A pesquisa é quantitativa, descritiva e documental e investigou as grades curriculares dos cursos citados. Identificou-se que a maioria deles (licenciatura e bacharelado), adota os jogos esportivos tradicionais (basquetebol, futebol/futsal, handebol e voleibol) como disciplinas, abrindo pouco espaço para jogos esportivos não tradicionais específicos ou em categorias. Ao mesmo tempo, pouco ofertam em termos de disciplinas esportivo-pedagógicas, que poderiam contribuir para uma maior compreensão do esporte na escola e sociedade. Conclui-se que a formação superior em educação física no contexto estudado tem corroborado o tradicionalismo e baixa pluralidade em relação ao conhecimento sobre jogos esportivos na escola, contraturno e sociedade.

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Publicado

12-04-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Jogos esportivos, escola, contraturno e currículo de formação superior em Educação Física. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 5, p. e2023003, 2023. DOI: 10.31668/praxia.v5i0.13678. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/13678.. Acesso em: 23 ago. 2025.