Educação Física escolar, cultura corporal e desigualdades socioeconômicas: análise documental dos saberes disseminados por meios de comunicação progressistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/praxia.v5i0.13595

Palavras-chave:

Cultural Corporal, Desigualdades socioeconômicas, Educação Física escolar

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar as publicações realizadas no jornal El País e na revista Carta Capital sobre as relações entre as manifestações da cultura corporal e as desigualdades socioeconômicas, com a intencionalidade de produzir reflexões sobre os saberes que podem ser problematizados nas aulas de Educação Física Escolar em uma perspectiva crítica. Foram analisadas todas as reportagens publicadas nesses meios de comunicação a partir da análise temática. Os temas identificados foram: desvalorização social no meio esportivo, a influência das manifestações da cultura corporal no meio social, elitização e corrupção no esporte. Por fim, o estudo mostrou as dificuldades que as práticas esportivas enfrentam e as consequências que tais impasses causam na comunidade. As práticas da cultura corporal precisam ser reconhecidas como uma forma de direito social para a população, sendo esse um tema potente para ser analisado nas aulas de Educação Física na Educação Básica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

12-04-2023

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Educação Física escolar, cultura corporal e desigualdades socioeconômicas: análise documental dos saberes disseminados por meios de comunicação progressistas. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 5, p. e2023001, 2023. DOI: 10.31668/praxia.v5i0.13595. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/13595.. Acesso em: 23 ago. 2025.