EVIDENCE OF THE RELATION BETWEEN VESTIBULAR AND COGNITIVE SYSTEMS: A LITERATURE REVIEW
Palavras-chave:
Tontura, Cognição, Neuroplasticidade, Treino de equilíbrioResumo
Introdução: Distúrbios vestibulares ocorrem em mais de 35% dos adultos com mais de 40 anos. A incidência aumenta com a idade. Um efeito evidente da disfunção vestibular é a tontura. Pacientes com sintomas vestibulares frequentemente se queixam de dificuldades nas habilidades cognitivas (atenção, memória, localização espacial). Objetivo: Responder a duas questões: (1) Existe relação entre sistema vestibular e sistema cognitivo? (2) O exercício físico junto com as demandas de equilíbrio podem impactar positivamente no equilíbrio corporal e nas funções cognitivas? Metodologia: Fizemos uma pesquisa bibliográfica em julho de 2020 em bases de dados eletrônicas. Os estudos relevantes foram identificados pelos seguintes critérios: artigos em inglês, artigos publicados entre 2015 e 2020, busca por palavras-chave utilizando o operador booleano “AND”: “sistema vestibular”, “cognitivo”, “cognição”, “treino de equilíbrio” e “exercício”. Critérios adicionais de inclusão ou exclusão: somente artigos originais, pesquisas experimentais com seres humanos, artigos que contribuam para a compreensão dos conceitos explorados no estudo e artigos com argumentos teóricos que apóiem ou não a pesquisa. Resultados: Oito artigos atenderam aos critérios e foram considerados elegíveis. Conclusão: A revisão sugere que o equilíbrio corporal está causalmente envolvido no desempenho de habilidades cognitivas. O treinamento de equilíbrio por meio de exercícios físicos parece ser uma intervenção promissora. Pode ser tanto uma técnica de intervenção cognitiva quanto de melhora do equilíbrio corporal.