PREVALÊNCIA DE DISFUNÇÕES SEXUAIS E OUTROS SINTOMAS RELACIONADOS AO CLIMATÉRIO EM MULHERES NA CIDADE DE JATAÍ (GO, BRASIL)

Autores

  • Kamilla Ferreira Tavares Universidade Federal de Goiás
  • Thaís Rocha Assis Universidade Federal de Goiás
  • Fabrícia Ramos Rezende Universidade Federal de Goiás
  • Gecirlei Francisco da Silva Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente trabalho teve como objetivos verificar a prevalência de disfunções sexuais e investigar a presença de sintomas relacionados ao climatério e sua relação com as disfunções sexuais. Para tanto, realizou-se um estudo transversal e descritivo com mulheres no climatério, com idade acima de 40 anos e que frequentavam o programa de Saúde da Mulher nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Jataí-GO. Para verificar a função sexual no climatério, aplicou-se o questionário Female Sexual Function Index (FSFI) e para conhecer os sintomas relacionados ao climatério aplicou-se o Menopause Rating Scale (MRS). Para a análise dos dados foi utilizado o pacote estatístico R. Foram realizados os testes qui-quadrado e exato de Fisher. Foram entrevistadas 14 mulheres com média de idade de 48 anos (DP = 4,8). Quanto ao risco de disfunção sexual, 78,5% das entrevistadas apresentaram risco positivo (FSFI ≤ 26,5). Quanto aos sintomas do climatério, todas apresentavam tais sintomas sendo que em 92,8% dos casos os sintomas eram severos (média dos escores do MRS = 24,38) e em 7,1% os sintomas eram moderados (média dos escores do MRS = 14,00). Não foi observada relação entre disfunção sexual e sintomas do climatério. Concluiu-se que as mulheres desse estudo apresentaram alta prevalência de disfunções sexuais, além de sintomas moderados e severos relacionados ao climatério.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kamilla Ferreira Tavares, Universidade Federal de Goiás
    Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal de Goiás
  • Thaís Rocha Assis, Universidade Federal de Goiás
    Fisioterapeuta, Professora Doutora do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Goiás
  • Fabrícia Ramos Rezende, Universidade Federal de Goiás
    Fisioterapeuta, Professora Especialista da Universidade Federal de Goiás
  • Gecirlei Francisco da Silva, Universidade Federal de Goiás
    Matemático, Professor Doutor da Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

07-04-2015

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

PREVALÊNCIA DE DISFUNÇÕES SEXUAIS E OUTROS SINTOMAS RELACIONADOS AO CLIMATÉRIO EM MULHERES NA CIDADE DE JATAÍ (GO, BRASIL). (2015). Movimenta (ISSN 1984-4298), 8(1). //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/3359

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)