AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO, NÍVEL DE ESTRESSE E GORDURA CORPORAL E SUAS RELAÇÕES EM DOCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA

Authors

  • Tais Grande Araújo Centro Universitário de Anápolis
  • Fabiane Alves de Carvalho Ribeiro

Keywords:

Estresse, Docente, Sono, Burnout

Abstract

Objetivos: Avaliar o estresse, a qualidade do sono e a sonolência diurna excessiva (SDE) e verificar se há associação entre essas variáveis e a gordura corporal, nos docentes do Curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior. Métodos: Participaram 20 docentes que responderam os questionários: Inventário de Burnout de Maslach adaptado para professores, Índice de Qualidade do Sono de Pittsburg e Escala de Sonolência de Epworth. Coletou-se dados de altura e peso, para determinar o Índice de Massa Corporal (IMC), e Circunferência Abdominal (CA). Resultados: Ao classificar o IMC, 45% apresentou sobrepeso e 20% obesidade. Já na classificação da CA 35% apresentou risco para complicações metabólicas aumentado e 35% aumentado substancialmente. Na análise da qualidade do sono 85% dos docentes obtiveram classificação “ruim”, porém em SDE 50% estava dentro dos valores previstos. A análise de Síndrome de Burnout indicou que 65% da amostra apresentou alto nível de exaustão emocional, 70% alto nível de despersonalização e 100% alto nível de desenvolvimento pessoal (escore inverso). Conclusão: A maioria dos docentes apresenta nível moderado de Síndrome de Burnout e qualidade do sono ruim, enquanto que a metade da amostra apresenta SDE. Não houve associação dessas variáveis com o IMC e a CA.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-08-03

Issue

Section

Artigo Original

How to Cite

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO, NÍVEL DE ESTRESSE E GORDURA CORPORAL E SUAS RELAÇÕES EM DOCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA. (2019). Movimenta (ISSN 1984-4298), 12(3), 363-371. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/9070

Similar Articles

1-10 of 17

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)