RITMO BIOLÓGICO, SONOLÊNCIA DIURNA E RENDIMENTO ESCOLAR EM ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Amanda Otoni Rodrigues Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica
  • Beatriz Pereira Miranda Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica
  • Cleusa Maria Arantes Rodrigues do Nascimento Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica
  • Lilian Beira de Morais Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica
  • Roberta de Jesus Souza Cabrinha Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica
  • Fabiane Alves de Carvalho Ribeiro Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica

Resumo

Introdução: Os estudantes estão sujeitos a alterações do seu padrão do ciclo sono vigília devido às altas demandas acadêmicas e a horários irregulares de aulas. Em termos biológicos, de acordo com o cronótipo, podem apresentar atraso da fase de sono, caracterizado por horários mais tardios de dormir e acordar, além de modificações na duração de alguns estágios de sono que podem interferir diretamente nos processos cognitivos e de aprendizagem. Objetivos: Avaliar e correlacionar o cronótipo, a sonolência diurna, e o rendimento escolar em estudantes de Fisioterapia. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa transversal, quantitativa e analítica. Os alunos responderam a 02 instrumentos de pesquisa, validados na literatura, o Questionário de Cronótipo de Munique (MCTQ) e a Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Foram coletados também os dados referentes à idade, sexo e período do curso. Resultados: Foram avaliados 92 estudantes, sendo a maioria classificado como ligeiramente matutino e ligeiramente vespertino (50%). 52,2% apresentavam sonolência diurna excessiva. Quando feito a correlação entre nota pontuação na ESE foi observado correlação negativa significativa entre os alunos caracterizados com cronótipo vespertino. Conclusão: Conclui-se que a maioria dos estudantes apresentam sonolência diurna, e aqueles com maior pontuação na ESE foram os alunos classificados como vespertino.

Palavras-chaves: Fisioterapia; Saúde Escolar; Sono.

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Biografia do Autor

  • Amanda Otoni Rodrigues, Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica
    Discente do curso de Fisioterpia da UniEvangélica
  • Beatriz Pereira Miranda, Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica
    Discente do curso de Fisioterpia da UniEvangélica
  • Cleusa Maria Arantes Rodrigues do Nascimento, Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica
    Discente do curso de Fisioterpia da UniEvangélica
  • Lilian Beira de Morais, Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica
    Discente do curso de Fisioterpia da UniEvangélica
  • Roberta de Jesus Souza Cabrinha, Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica
    Discente do curso de Fisioterpia da UniEvangélica
  • Fabiane Alves de Carvalho Ribeiro, Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica
    Docente do curso de Fisioterpia da UniEvangélica

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Publicado

17-10-2017

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

RITMO BIOLÓGICO, SONOLÊNCIA DIURNA E RENDIMENTO ESCOLAR EM ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA. (2017). Movimenta (ISSN 1984-4298), 10(3), 557-566. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/5656