REDES DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR E À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PESQUISAS E AÇÕES INTERSETORIAIS COM E PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/t34p3y63

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Pessoas com deficiência, Ações intersetoriais, Inclusão escolar

Resumo

As redes de pesquisa em todas as áreas de conhecimento têm se tornado cada vez mais comuns, especialmente pela necessidade de colaborações e compreensão do desenvolvimento e a formação humana de maneira integral. Nesse contexto surgiu o Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar e à Educação Inclusiva (OIEEI), constituído por grupos que fazem e apoiam estudos, pesquisas e práticas relacionadas ao campo da Educação Especial1. Essa rede tem como objetivo valorizar proposições de ações que podem contribuir para as políticas públicas de incentivo e efetivação do processo de inclusão educacional, na perspectiva da Educação Inclusiva. Por isso, no Observatório também participam outras organizações de naturezas diversas. Neste editorial destacaremos alguns aspectos relacionados às ações do Observatório voltadas para a formação continuada de professores, gestores, professores do atendimento educacional especializado e professores de apoio, dentre outros profissionais, que têm fornecido suporte à escola de ensino regular. Essas ações, também têm o intuito de fortalecer as ações intersetoriais, especialmente entre a Educação, a Saúde e a Assistência Social. No eixo sobre Formação Profissional do OIEEI, temos conduzido ações e investigações que fortalecem a perspectiva colaborativa na escola e em outras instituições educacionais, principalmente, com o uso de abordagens universalistas de aprendizagem. No Observatório há pesquisadores, professores e outros profissionais que desenvolvem trabalhos em todas as etapas de ensino (da Educação Infantil à Educação Superior), de modo a enriquecer, ainda mais, as propostas para formações profissionais, sejam elas, inicial, continuada ou em serviço.

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Biografia do Autor

  • Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Fonoaudióloga e Pedagoga; Pós-Doutora e Doutora em Educação e Psicologia da Educação; Docente do Departamento de Administração Escolar (DAE), da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Vice-coordenadora (2023-2025) do Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social (PPGE); Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq); Contato: jaima@ufmg.br   

  • Ketilyn Mayra Pedro , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Pedagoga, com Mestrado e Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus Marília/SP, com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona/Espanha; Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"; Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Contato: ketilin.pedro@ufscar.br  

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Publicado

10-08-2024

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

REDES DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR E À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PESQUISAS E AÇÕES INTERSETORIAIS COM E PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. (2024). Movimenta (ISSN 1984-4298), 17(2), e20240012. https://doi.org/10.31668/t34p3y63

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