AVALIAÇÃO MOTORA E FUNCIONAL EM PRÉ-ESCOLARES NASCIDOS A TERMO E PRÉ-TERMO

Autores

  • Carolina Daniel Lima-Alvarez Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Thais Borgheti de Figueiredo
  • Eloisa Tudella Departamento de Fisioterapia - Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O nascimento prematuro é considerado um fator de risco para alterações no desenvolvimento motor global. Alguns estudos apontam que déficits motores menores em idades precoces não descartam problemas na idade pré-escolar, no entanto, não existe consenso sobre este impacto no pré-termo de baixo risco. O objetivo deste trabalho é verificar a influência da prematuridade na função motora e no nível de habilidade funcional de pré-termo de baixo risco em idade pré-escolar. Para tal, 27 crianças pré-termo e 23 a termo em idade pré-escolar foram submetidas uma única vez à avaliação da função motora grossa (Gross Motor Function Measure - GMGM) e das capacidades funcionais (Pediatric Evaluation Inventory Disability - PEDI). Não foram encontradas diferenças entre as crianças pré-termo e a termo na função motora grossa, capacidades funcionais e nível de assistência do cuidador. Ambos os grupos pontuaram na média esperada e seu desempenho aumentou com a idade. Entretanto, maior proporção de crianças pré-termo requereram muita assistência do cuidador para as atividades de auto-cuidado e mobilidade, quando comparados as a termo. A prematuridade parece não ter prejudicado as crianças pré-termo de baixo-risco em idade pré-escolar na aquisição da função motora grossa e das capacidades funcionais, entretanto, estas se mostraram mais dependente de seus cuidadores para as atividades de auto-cuidado e mobilidade. 

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Biografia do Autor

  • Carolina Daniel Lima-Alvarez, Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Departamento de Fisioterapia

    trabalha com pediatra e intervenção precoce,

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Publicado

17-05-2017

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

AVALIAÇÃO MOTORA E FUNCIONAL EM PRÉ-ESCOLARES NASCIDOS A TERMO E PRÉ-TERMO. (2017). Movimenta (ISSN 1984-4298), 10(2), 203-212. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/5623

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