AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS MATRICULADAS EM CRECHES PÚBLICAS E PRIVADAS: HÁ DIFERENÇA?
DOI:
https://doi.org/10.31668/movimenta.v17i1.14318Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil. Programas de Rastreamento DiagnósticoPrecoce. CrecheResumo
As creches são importantes locais para observação das crianças em ambiente livre. Contudo, muitas são as realidades econômicas, com diversas possibilidades para o processo educacional e a estimulação do desenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi avaliar o desenvolvimento de crianças sem diagnóstico prévio de desvios, em creches públicas e privadas. Para tal, 65 crianças de duas creches públicas e uma particular foram avaliadas pela Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS) e Teste de Denver II (TDII) em três momentos. As crianças foram classificadas como de risco quando apresentaram pelo menos duas avaliações alteradas, em pelo menos uma das escalas. Foram realizados os testes Kappa (concordância entre AIMS e TDII), Fisher (diferenças entre o resultado dos instrumentos) e, teste t-Student ou Mann WhitneyTest (diferenças entre as variáveis do perfil das crianças), considerando-se p<0,05 como valor significativo. 32% do total da amostra apresentou desenvolvimento de risco (n=21). 24 (62%) crianças da creche particular e 20 (77%) da creche pública foram classificadas como normais. Não houve diferença entre as creches em nenhum dos testes e a concordância entre os instrumentos foi fraca. Desta forma, não houve diferença nas realidades público e privada, porém o número de crianças com alterações foi importante. Sugere-se que, independente do tipo de creche onde a criança estiver inserida, haja vigilância instrumental e minuciosa do desenvolvimento.