DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E OPORTUNIDADES DOMICILIARES RECEBIDAS POR CRIANÇAS FREQUENTADORAS DE CRECHE
Development of children attending daycare center
DOI:
https://doi.org/10.31668/dkqax940Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil; Creches; Fatores de risco; Atraso no Desenvolvimento.Resumo
Objetivo: Identificar o perfil do desenvolvimento de crianças nos primeiros 24 meses que frequentam creches. Método: Estudo transversal. Foram avaliados 19 lactentes frequentadores de creches, de ambos os sexos, nas idades de 10 a 24 meses O desenvolvimento neuropsicomotor foi avaliado pelo Instrumento de Vigilância do Desenvolvimento do Ministério da Saúde contido na Caderneta de Saúde da Criança (CSC), as oportunidades de estimulação no ambiente domiciliar, por meio do questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development – Infant Scale (AHEMD-IS) e o nivel econômico familiar pelo questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Resultados: Dezesseis lactentes foram classificados com o desenvolvimento adequado, 1 com alerta para o desenvolvimento e 2 como provável atraso no desenvolvimento. O nível socioeconômico das famílias apresenta homogeneidade entre as classes B1 (26,3%), B2 (26,3%), e C1 (26,3%). A maior parte dos pasi apresenta ensino médio completo. Em relação as oportunidades domicilares, a maioria foi classificada como excelente (n=7) e adequada (n=6). Conclusão: O perfil das crianças que frequentam creche é apresentar desenvolvimento neuropsicomotor adequado a idade, pertencerem a classe socioeconomica B!, B2 e C1, e receberem oportunidades domiciliares adequadas a idade.
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