RELAÇÃO ENTRE CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA DE ESCOLARES, DOENÇAS CARDIOVASCULARES E IMPACTO ECONÔMICO: REVISÃO INTEGRATIVA
Resumen
O Objetivo do estudo foi investigar a relação entre aptidão cardiorrespiratória, doenças cardiovasculares e seu impacto sócio-econômico. A revisão integrativa ocorreu por meio da busca na base de dados eletrônica SciELO, no período de novembro-dezembro de 2016. Foram incluídos artigos publicados entre 2000 a 2016; e artigos encontrados nas respectivas listas de referências. Na primeira etapa, avaliaram-se os títulos, e foram considerados elegíveis 69 estudos. Na segunda etapa, avaliaram-se os resumos e 17 pesquisas foram lidas na integra. Ao final, 13 artigos atenderam aos critérios de inclusão. Três artigos foram acrescentados, por meio da revisão das referências dos documentos selecionados, totalizando dezesseis estudos, doze nacionais e quatro internacionais. Os estudos analisados demonstraram que uma baixa aptidão cardiorrespiratória parece estar associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e seus efeitos são cumulativos. Houve evidências de que o desenvolvimento das doenças cardiovasculares pode iniciar na infância ou adolescência. As doenças cardiovasculares oneram o sistema de saúde público. Concluiu-se que as doenças cardiovasculares são responsáveis por relevante impacto financeiro no sistema de saúde, sendo que a prevenção deve iniciar na infância ou adolescência. Sugere-se que o professor de Educação Física escolar contribua para a prevenção dessas doenças.
Palavras-Chave: Saúde, Custos e Análise de Custo, Aptidão Cardiorrespiratória, Educação Física e Treinamento, Prevenção de Doenças.