MODO DE APRENDIZAGEM REMOTO: PERCEPÇÃO ERGONÔMICA E A PRESENÇA DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Letícia de Souza Alves Universidade Estadual de Goiás
  • Andreza Ghalfi Leão Universidade Estadual de Goiás
  • Renata Rezende Barreto

DOI:

https://doi.org/10.31668/movimenta.v15i3.13382

Palavras-chave:

Aprendizado Online. COVID-19. Dor Osteomuscular. Ergonomia. Fisioterapia.

Resumo

RESUMO

Introdução: O ensino remoto emergencial foi adotado para assegurar continuidade do aprendizado e impedir a propagação do SARS-CoV-2.  Os estudantes não possuem um ambiente de estudo adequado, trazendo repercussões negativas ao sistema musculoesquelético. Objetivo: Verificar a percepção ergonômica e a presença de sintomas osteomusculares de discentes de uma universidade pública estadual, durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Foi realizado um estudo transversal. A amostra composta por 95 universitários. Foram utilizadas na coleta a ficha de anamnese e caracterização e os questionários de percepção ergonômica e questionário nórdico musculoesquelético, enviados por e-mail, com link dos formulários. Resultados: Tratamento estatístico descritivo e teste exato de Fisher. Idade média 23,63 (± 6,03) anos, estudando no modelo remoto há 24 meses (44,2%), 15-20 horas por semana (28,4%), (71,6%) não faziam atividade física, (73,7%) assistiam aula pelo notebook/computador, (92,6%) na posição sentada em cadeiras/mesas, encosto para as costas (45,2%), mesa baixa (47,4%), pouco confortável (49,5%). Ambiente ventilado (37,9%), iluminado (43,2%), barulhento (37,9%). Dor de cabeça (85,3%) e sintomas visuais (90,5%). Presença de dor, formigamento, dormência nos últimos 12 meses, região lombar (90,5%), cervical (81,1%), ombros (69,5%). Restrições nas atividades da vida diária, laborais nos últimos 12 meses, região lombar (34,7%), ombros (26,3%), cervical (25,3%). Dor, formigamento, dormência nos últimos 7 dias, região lombar (48,4%), cervical (41,1%), ombros (34,7%). Conclusão: Os discentes identificaram algumas condições ergonômicas inadequadas no ambiente de estudo durante a aprendizagem remota. Foi constatada a presença dos sintomas osteomusculares, sobretudo nas regiões lombar, cervical e ombros.

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Publicado

25-12-2022

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

MODO DE APRENDIZAGEM REMOTO: PERCEPÇÃO ERGONÔMICA E A PRESENÇA DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. (2022). Movimenta (ISSN 1984-4298), 15(3), e20220038. https://doi.org/10.31668/movimenta.v15i3.13382

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