EFEITOS DA ELETROESTIMULAÇÃO NERVOSA TRANSCUTÂNEA NA DOR PÓS-OPERATÓRIA TORACOABDOMINAL: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Bruno Flamarion dos Santos Secretaria Estadual de Saúde de Goiás
  • Hellen Priscila Santos Souza Faculdade Cambury (CDCS)
  • Jordana Campos Martins de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Luiz Fernando Martins de Souza Filho Universidade Federal de Goiás
  • Ana Cristina Silva Rebelo Universidade Federal de Goiás
  • Erikson Custódio de Alcantara Universidade Estadual de Goiás Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Aurélio de Melo Barbosa Universidade Estadual de Goiás.

Resumo

A dor pós-operatória (DPO) é comum e implica em vários fatores, fisiológicos, funcional e emocional dos pacientes submetidos à cirurgia, como recurso na terapia multimodal da DPO, utiliza-se a eletroestimulação nervosa transcutânea (TENS), um método analgésico não invasivo de baixo custo e com pequenos efeitos colaterais. O objetivo do estudo é investigar a eficácia da TENS na redução do quadro álgico em pacientes submetidos à cirurgia toracoabdominal (CTA). Trata-se de uma revisão integrativa, utilizando as bases de dados: Publisher Medline (Pubmed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), foram considerados estudos clínicos que abordem o uso da TENS no manejo da dor no período pós-operatório (PO) de CTA. Observou-se que na maioria dos estudos, apresenta relatos de redução do quadro álgico no PO com diminuição da utilização de fármacos e sugerem menor custo e tempo de internação hospitalar, favorecendo a relação custo-benefício. A utilização da TENS em pacientes submetidos a CTA mostrou-se eficaz na diminuição do quadro álgico no PO. Foi identificado como frequência mais utilizada a de 80 Hz, largura de pulso de 150 µs, tempo de aplicação mínima de 30 minutos e intensidade a maior possível sem gerar contração muscular ou desconforto e eletrodos aplicados lateralmente a cicatriz cirúrgica a 3 cm.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Flamarion dos Santos, Secretaria Estadual de Saúde de Goiás
    Fisioterapeuta formado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Foi do Programa de Educação Tutorial - PET, Programa criado pelo Ministério da Educação (MEC). Participou de programas de Iniciação Científica como Voluntário (Pivic/UEG). Participou do Programa de Extensão "Eseffego em Forma". Participou do programa de Extensão "Fisio-Pausa" - Fisioterapia no trabalho. Atualmente Residente no Programa de residência da Secretaria Estadual de Saúde - Hospital de Urgências de Goiânia, área de especialização: Urgência e Trauma,Pós-Graduação em Fisioterapia Hospitalar (Cambury, CDCS)
  • Hellen Priscila Santos Souza, Faculdade Cambury (CDCS)
    Fisioterapeuta (UEG)Pós-Graduação em Fisioterapia Hospitalar (Cambury, CDCS)
  • Jordana Campos Martins de Oliveira, Universidade Federal de Goiás
    Fisioterapeuta (UEG)Mestranda em Ciências da Saúde (UFG)Pós- Graduação em Movimento Humano (UEG)Pós-Graduação em Fisioterapia Hospitalar (Cambury, CDCS)
      
  • Luiz Fernando Martins de Souza Filho, Universidade Federal de Goiás
    Fisioterapeuta (UEG)Mestrando em Ciências da Saúde (UFG)Pós- Graduação em Movimento Humano (UEG)Pós-Graduação em Fisioterapia Hospitalar (Cambury, CDCS)
  • Ana Cristina Silva Rebelo, Universidade Federal de Goiás

    PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG); VICE-COORDENADORA DO CURSO DE BIOMEDICINA DA UFG, PROFESSORA ORIENTADORA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFG; GRADUADA EM FISIOTERAPIA PELA UNIVERSIDADE DE UBERABA; MESTRADO EM FISIOTERAPIA PELA UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA, DOUTORADO E POS DOUTORADO EM FISIOTERAPIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

  • Erikson Custódio de Alcantara, Universidade Estadual de Goiás Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela ASSOBRAFIR/COFFITO. Especialista em docência universitária. Graduado em fisioterapia pelo Centro Universitário do Triângulo. Docente na Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO, na cadeira de fisioterapia cardiorrespiratória e fisioterapia em terapia intensiva adulto. Supervisor do estágio em fisioterapia no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, nível ambulatorial, UTI Adullto e Coronáriana. Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG, na cadeira de supervisor de estágio em Fisioterapia em Terapia Intensiva no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER). Diretor Científico da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em UTI - Unidade Regional Goiás - ASSOBRAFIR-GO. Instructor and Manager of Mechanical Ventilation - LEISTUNG Brasil.

  • Aurélio de Melo Barbosa, Universidade Estadual de Goiás.
    É fisioterapeuta graduado na Universidade Estadual de Goiás (2001), especialista em Fisioterapia Neurológica (2003) e Mestre em Ciências Ambientais e Saúde (2009) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Acupuntura pela Faculdade Cambury. Reside em Goiânia. Atualmente é Gerente do Centro de Excelência em Ensino Pesquisas e Projetos Leide das Neves Ferreira, vinculado à Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Também é professor da graduação em Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás, desde 2004.

Downloads

Publicado

22-02-2018

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

EFEITOS DA ELETROESTIMULAÇÃO NERVOSA TRANSCUTÂNEA NA DOR PÓS-OPERATÓRIA TORACOABDOMINAL: REVISÃO INTEGRATIVA. (2018). Movimenta (ISSN 1984-4298), 11(1), 103-115. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/6470

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>