MOBILIZAÇÃO NEURAL: RECURSO TERAPÊUTICO PARA AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE PACIENTES COM HANSENÍASE

Autores

  • Alan Carlos Nery dos Santos Docente Pesquisador do Curso de Fisioterapia da Escola de Ciências da Saúde (ECS). Universidade Salvador, Feira de Santana, BA, Brasil.
  • Yasmin Silva Gomes Discente do Curso de Fisioterapia da Escola de Ciências da Saúde (ECS). Universidade Salvador, Salvador, BA, Brasil.
  • Ana Cristina Gusmão de Goes Discente do Curso de Fisioterapia da Escola de Ciências da Saúde (ECS). Universidade Salvador, Salvador, BA, Brasil.
  • Taiane Ribeiro Guimarães Discente do Curso de Fisioterapia da Escola de Ciências da Saúde (ECS). Universidade Salvador, Salvador, BA, Brasil.
  • Anelize Gimenez de Souza Docente Pesquisador do Curso de Fisioterapia da Escola de Ciências da Saúde (ECS). Universidade Salvador, Feira de Santana, BA, Brasil.
  • Jefferson Petto Docente Pesquisador do Curso de Fisioterapia da Escola de Ciências da Saúde (ECS). Universidade Salvador, Feira de Santana, BA, Brasil. Grupo de Fisioterapia e Pesquisa Cardiovascular (GFPeC). Faculdade Social da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

Resumo

A mobilização neural é uma técnica que pode ser empregada na avaliação e tratamento das desordens do sistema nervoso. Entretanto, ainda é pouco claro quais são os seus efeitos em indivíduos com lesão neural periférica decorrente da hanseníase. Assim, objetivou-se revisar e integrar estudos que testaram a técnica de mobilização neural na avaliação e tratamento de pacientes com hanseníase. Para tal, desenvolveu-se um estudo de revisão no qual foram selecionados estudos publicados entre os anos de 2010 a 2014, provenientes das bases de dados GOOGLE ACADÊMICO, LILACS, PEDRO, PUBMED e SCIELO. Adotou-se com critérios de elegibilidade estudos originais, com delineamento transversal ou longitudinal, onde foram avaliados especificamente os efeitos da mobilização neural na avaliação e/ou tratamento de pacientes com diagnóstico de hanseníase. Os manuscritos foram identificados por meio do cruzamento dos seguintes descritores: Neurodinâmica, Mobilização Neural, Mobilização Neurodinâmica, Hanseníase, Lepra; e os seus correspondentes em Inglês. Já a triagem dos estudos se deu por meio da leitura dos títulos e resumos. Assim, foram identificadas 227 referências das quais 222 foram excluídos por não estarem em acordo com os critérios de elegibilidade previamente estabelecidos. Restaram, portanto cinco artigos dos quais, três, eram estudos originais conduzidos em humanos com hanseníase e duas revisões de literatura sobre avaliação e tratamento fisioterapêutico da hanseníase. O presente estudo de revisão identificou efeitos benéficos da mobilização neural na avaliação da tensão adversa do nervo ulnar, assim como, na melhoria da dor, aumento do sinal eletromiográfico e da força muscular de pacientes com hanseníase.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alan Carlos Nery dos Santos, Docente Pesquisador do Curso de Fisioterapia da Escola de Ciências da Saúde (ECS). Universidade Salvador, Feira de Santana, BA, Brasil.
    Graduado em Fisioterapia pela Faculdade Social da Bahia (FSBA), Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Cardiovascular (GPEC), Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício Clínico pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Mestrando em Medicina e Saúde Humana (EBMSP), Pós-Graduando em Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor pela Universidade Estácio de Sá, Pós-Graduando em Osteopatia e Fisioterapia Manipulativa (Ebrafim). É autor e coautor de 19 artigos aceitos e/ou publicados em periódicos científicos. Atualmente é professor do Curso de Bacharelado em Fisioterapia e Farmácia da Universidade Salvador (UNIFACS). Foi Preceptor de Estágio do Curso de Fisioterapia da UNIFACS nas disciplinas de Ortopedia, Neurologia e Programa de Integração Saúde e Comunidade (PISCO VI).
  • Jefferson Petto, Docente Pesquisador do Curso de Fisioterapia da Escola de Ciências da Saúde (ECS). Universidade Salvador, Feira de Santana, BA, Brasil. Grupo de Fisioterapia e Pesquisa Cardiovascular (GFPeC). Faculdade Social da Bahia, Salvador, BA, Brasil.
    Graduado em fisioterapia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), aperfeiçoamento em fisioterapia cardiovascular (UFSCar), especialização em gerontologia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, mestrado e doutorado em medicina e saúde humana na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Coordenador do Grupo de Pesquisa Cardiovascular orientando pesquisas na área de cardiologia e metabolismo humano. Professor colaborador do programa de mestrado e doutorado da EBMSP. Professor de Anatomia, Fisiologia Humana e do Exercício, Angiologia e Cardiologia da Faculdade Social da Bahia. Presidente da Comissão Científica do Departamento de Fisioterapia da Sociedade Brasileira de Cardiologia - BA.

Downloads

Publicado

16-08-2016

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

MOBILIZAÇÃO NEURAL: RECURSO TERAPÊUTICO PARA AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE PACIENTES COM HANSENÍASE. (2016). Movimenta (ISSN 1984-4298), 9(2), 243-251. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/4692

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)