EXERCÍCIO AERÓBICO VERSUS ANAERÓBICO NA REDUÇÃO DA MASSA GORDA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Ítalo Simas Souza Graduado em Educação Física. Faculdade Social da Bahia, Salvador, BA – Brasil.
  • Alan Carlos Nery dos Santos Grupo de Pesquisa Ciências da Saúde em Fisioterapia. Universidade Salvador - UNIFACS, Feira de Santana, BA, Brasil.
  • Vinícius Afonso Gomes Graduado em Fisioterapia. Especialista em Fisiologia do Exercício. Pesquisador do Grupo de Fisioterapia e Pesquisa, Salvador, BA – Brasil.
  • Filipe Ferrari Ribeiro Lacerda Lacerda Graduado em Educação Física. Faculdade Social da Bahia, Salvador, BA – Brasil. Pesquisador do Grupo de Fisioterapia e Pesquisa, Salvador, BA – Brasil.
  • Mateus Souza Esquivel Graduado em Fisioterapia. Especialista em Fisioterapia Respiratória e UTI. Pesquisador do Grupo de Fisioterapia e Pesquisa, Salvador, BA – Brasil.
  • Ana Marice Teixeira Ladeia Graduada em Medicina. Doutora em Medicina e Saúde Pública. Professora Adjunta do Programa de Mestrado e Doutorado da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA – Brasil.
  • Jefferson Petto Graduado em Fisioterapia. Doutor em Medicina e Saúde Pública. Coordenador do Grupo de Fisioterapia e Pesquisa, Salvador, BA – Brasil. Professor da Faculdade Social, Salvador, BA – Brasil. Professor Colaborador do Programa de Mestrado e Doutorado da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA – Brasil.

Resumo

Introdução: O exercício físico aliado à reeducação alimentar é a principal forma não medicamentosa de tratamento do sobrepeso e obesidade. Objetivo: Descrever qual exercício, aeróbico ou anaeróbico, é mais eficiente na redução da massa gorda e outras medidas antropométricas, bem como a modificação dos parâmetros bioquímicos de indivíduos com sobrepeso e obesidade. Métodos: Pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados SciELO® e PubMed®,por meio das palavras-chave: "obesidade", "exercício", "exercício aeróbico", "exercício anaeróbico", "exercício submáximo" e "exercício de alta intensidade". Considerou-se elegíveis: artigos originais que comparassem exercícios aeróbicos e anaeróbicos, da mesma modalidade, na redução da massa gorda. Resultados: Seis estudos foram incluídos nesta revisão. Estes indicam que a eficácia do tipo de exercício está diretamente relacionada com o sexo do praticante. Conclusão: A hipótese proposta é de que o exercício aeróbico é mais eficiente para mulheres, tal como, o anaeróbico para homens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alan Carlos Nery dos Santos, Grupo de Pesquisa Ciências da Saúde em Fisioterapia. Universidade Salvador - UNIFACS, Feira de Santana, BA, Brasil.
    Graduado em Fisioterapia pela Faculdade Social da Bahia (FSBA), Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Cardiovascular (GPEC), Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício Clínico pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Mestrando em Medicina e Saúde Humana (EBMSP), Pós-Graduando em Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor pela Universidade Estácio de Sá, Pós-Graduando em Osteopatia e Fisioterapia Manipulativa (Ebrafim). É autor e coautor de 19 artigos aceitos e/ou publicados em periódicos científicos. Atualmente é professor do Curso de Bacharelado em Fisioterapia e Farmácia da Universidade Salvador (UNIFACS). Foi Preceptor de Estágio do Curso de Fisioterapia da UNIFACS nas disciplinas de Ortopedia, Neurologia e Programa de Integração Saúde e Comunidade (PISCO VI).

Downloads

Publicado

17-10-2017

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

EXERCÍCIO AERÓBICO VERSUS ANAERÓBICO NA REDUÇÃO DA MASSA GORDA: REVISÃO SISTEMÁTICA. (2017). Movimenta (ISSN 1984-4298), 10(3), 649-659. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/5651

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)