HIGIENE PESSOAL E PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Ensino de Biologia. Ensino-Aprendizagem. Higiene. Saúde.Resumo
Apesar de ser um assunto bastante discutido a higiene pessoal ainda é um problema que merece ser abordado no ambiente escolar. É um tema proposto de ser trabalhado de forma transversal nas escolas, entretanto geralmente é o professor de Ciências/Biologia assume este tema em suas aulas. Associado ao tema de higiene pessoal a microbiologia é uma disciplina que tem encontrado barreiras quanto ao aprendizado dos estudantes, isto se deve ao fato deste conteúdo ser trabalhado na maioria das vezes de forma puramente teórica. Objetivou-se com este estudo demonstrar a importância da higienização pessoal e avaliar a eficiência de atividades práticas de microbiologia no processo de ensino aprendizado para estudantes do ensino médio. Foram adotadas metodologias variadas para trabalhar os temas higiene pessoal saúde e microbiologia, dentre elas aulas expositivas dialogadas, aulas musicadas e práticas de microbiologia. Verificou-se que as aulas musicadas e as práticas de microbiologia tornou o conteúdo abordado mais factível, para os estudantes, e ressaltou a importância da higiene diária em diversos âmbitos. Apresentar os micro-organismos vivos dentro do laboratório escolar instigou a curiosidade dos estudantes, e mostrou-nos a necessidade de trabalhar com mais frequência a prática de microbiologia na escola.