O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Prezado(s) Autor(es),

A Revista Mirante (ISSN 1981-4089) faz chamada para apreciação de artigos e relatos de experiência para publicação nos âmbitos do Ensino, da Pesquisa e da Extensão relacionados aos campos específico e multidisciplinar das Ciências Exatas, Humanas e Biológicas.

O Conselho Editorial da Revista recebe as propostas de textos, os quais, após apreciação e aprovação pelos pareceristas, podem ser publicados nas futuras edições da mesma.

Os interessados em publicar artigos na Revista Mirante deverão enviar os trabalhos dentro dos prazos limites para cada semestre e obedecendo as seguintes recomendações:

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS


1- A Revista Mirante, com regime semestral e fluxo contínuo para a submissão de trabalhos científicos, é uma publicação do projeto SAMA - Solo, Água e Meio Ambiente, da Universidade Estadual de Goiás, do Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Anápolis (GO) e tem como objetivos: a) publicar trabalhos inéditos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas; b) fomentar o intercâmbio de textos científicos com outras Instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres; c) defender e respeitar os princípios do pluralismo de ideias filosóficas, políticas e científicas.


2- Serão aceitos para publicação na Revista Mirante os seguintes trabalhos:

a) artigos e relatos de experiência com no máximo de 5 (cinco) autores e encaminhados conforme os prazos: 1º semestre: até 30 de abril e 2º semestre: até 20 de outubro.

 

3 - Os trabalhos da Revista Mirante deverão seguir a seguinte extensão:

a) artigos e/ou relatos de experiência: entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo as referências em ordem alfabética;

 

4 - Os artigos e os relatos de experiência deverão ser editados em Word recente, em espaço 1,5 e fonte 12 - Times New Roman, com ou sem notas de rodapé. A configuração da página deve ser A4 (21 cm x 29,7 cm) com margens inferior, superior, direita e esquerda de 2,5 cm. Não paginar o texto.

 

5 - O título do trabalho (em português e um correspondente em língua estrangeira: inglês, francês, italiano ou espanhol) deve aparecer centralizado com fonte Times New Roman, fonte 14, espaço simples, em negrito e em letras maiúsculas. Após o título, centralizado, deve estar o nome do(s) autor(es) (fonte 13, Times New Roman, negrito, maiúsculo e espaçamento simples), titulação e a identificação da instituição a que pertencem, bem como o(s) correio(s) eletrônico(s) (fonte 13, Times New Roman, sem negrito e espaçamento simples).

 

6 - Os trabalhos científicos nas formas de artigo e de relatos de experiências devem conter um resumo em português e o resumo correspondente em língua estrangeira: inglês, francês, italiano ou espanhol com um máximo de 300 palavras em espaço simples, fonte 10, Times New Roman e uma relação de até 4 palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho apresentadas em português e em língua estrangeira: inglês, francês, italiano ou espanhol. Não usar tradutor automático. Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado. As palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

 

7- Tabelas, quadros e ilustrações devem ser mencionadas no texto numeradas de acordo com a sequência. As tabelas e quadros devem ter título na parte superior e fonte (autoria e/ou organização, elaboração, adaptação) na parte inferior (fonte 10, Times New Roman e espaçamento simples) e as ilustrações (mapas, croquis, organogramas, fluxogramas e outros) também devem ter título e fonte (autoria e/ou organização, elaboração, adaptação) na parte inferior (fonte 10, Times New Roman e espaçamento simples). As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, quadros, figuras e outros) deverão ser enviadas em formato JPEG ou PNG com resolução de 300 dpi, já inseridas no corpo do texto.

 

8 - As citações diretas e indiretas deverão ser organizadas da seguinte forma:

a) As citações diretas, no texto, de até 3 linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem as aspas, espaço simples e fonte 10 - Times New Roman.

b) As citações ao longo do texto devem respeitar o seguinte padrão:
Carneiro (2009, p. 100), Carneiro (2009), (CARNEIRO, 2009, p. 100), (CARNEIRO, 2009), Carneiro et al. (2009, p. 100), Carneiro et al. (2009), (CARNEIRO et al., 2009, p. 100) e (CARNEIRO et al., 2009).

 

9 - As referências deverão ser organizadas em ordem alfabética e conformes os exemplos:

a) NOLLA, D. Erosão do solo: o grande desafio. Porto Alegre: Estado do Rio Grande do Sul / Secretaria da Agricultura, 1982.

b) CARVALHO, J. C.; SALES, M. M.; SOUZA, N. M.; MELO, M. T. S. (Org.). Processos erosivos no centro-oeste brasileiro. Brasília: FINATEC, 2006.

c) RAIJ, B. V. Avaliação da fertilidade do solo. 2. ed. Piracicaba: Instituto da Potassa & Fosfato / Instituto Internacional da Potassa, 1983. 

d) CLEPS JÚNIOR, J. Dinâmica e estratégias do setor agroindustrial no cerrado: o caso do Triângulo Mineiro. 1998. 291 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1998.

e) GADOTTI, M. A paixão de conhecer o mundo. In: GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Atlas, 1987. p. 58-73.

f) SAVIANI, D. A universidade e a problemática da educação e cultura. Revista Educação Brasileira, Brasília, v. 1, n. 3, p. 35-58, maio/agosto 1979.

g) MOREIRA, A. F. B. Multiculturalismo, currículo e formação de professores. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2, 1998, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. p. 15-30.

h) MALOFF, J. A internet e o valor da "internetização". Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/>. Acesso em: 18/05/1998.

i) LECCIONES de agricultura biológica. Madrid: Mundi-Prensa, 1989. 114 p.

j) ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Vocabulário onomástico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: ABL, 1999.

k) BRASIL. Ministério da Agricultura. Portaria n° 7 de 09 de nov. de 1988. Regulamento de inspeção e fiscalização obrigatórias dos produtos destinados à alimentação animal. Brasília: MA/DNPA/DNAA, 1976. 29 p.

l) BRASIL. Ministério da Agricultura. Instrução Normativa n° 19 de 15 de fev. de 2002. Normas para certificação de granjas de reprodutores suídeos. Diário Oficial da União, n. 41, 01 de março de 2002, Seção 1, p. 3-5.

 

10 - O artigo e os relatos de experiência devem ser encaminhados para o Editor da Revista Mirante, por meio eletrônico, que o submeterá a dois membros do Conselho Científico para fazer a avaliação do mesmo quanto a originalidade, relevância científica, correção, clareza e qualidade gráfica das ilustrações. Os pareceres poderão ser de aceite para publicação, aceite para publicação com correção ou não aceite para publicação.

 

11 - Ao enviar os trabalhos para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais da Revista Mirante e, além disso, assumindo que o texto, bem como as ilustrações e tabelas são de sua inteira responsabilidade.

 

12 - A Revista Mirante não reterá os direitos autorais de artigos não publicados e, nesse caso, os originais serão devolvidos ao(s) autor(es).


13 - A Revista Mirante declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.

 

14 - Um aspecto importante a ressaltar é que o trabalho corrigido e ajustado de forma definitiva pelos autores não será alterado após publicação e divulgação da edição da Revista Mirante em diferentes mídias.

 

15 - Os artigos e os relatos de experiências deverão ser submetidos pela página da Revista Mirante, considerando o regime semestral e fluxo contínuo para a submissão de trabalhos científicos: http://www.revista.ueg.br/index.php/mirante ou revistamirante@hotmail.com .

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.