3/21: O PLANO GOIÂNIA 21 E AS INTERVENÇÕES NO CENTRO DE GOIÂNIA

Autores

  • PEDRO HENRIQUE MÁXIMO PEREIRA Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UnB e Professor dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da PUC-GO e UEG.
  • LUCAS JORDANDO DE MELO BARBOSA Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UnB e Professor dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da PUC-GO e UFG.
  • MAYARA DAYANNE SOUSA REZENDE Graduanda do Curso de Arquitetura e Urbanismo e Iniciação Científica da PUC-GO.

Palavras-chave:

Goiânia, Setor Central, Projeto Goiânia 21.

Resumo

Aborda-se neste trabalho o Plano de Revitalização do Centro de Goiânia 21 e as 3 intervenções realizadas e inauguradas mais de 10 anos após o seu processo de criação. Trata-se de uma proposta desenvolvida pelo GRUPOQUATRO em 1998, que compreende o Centro de Goiânia como uma instância territorial de planejamento e projeto, como resposta ao seu processo de “esvaziamento” na mesma década. Este plano trás 21 propostas de intervenção, das quais, as três principais foram realizadas: Praça Cívica de Goiânia, Intervenção na quadra do Teatro Goiânia e o Centro Olímpico. Com o principal intuito de resgatar a memória e a centralidade de Goiânia, devolver o centro para as pessoas e reestabelecer sua densidade demográfica, as intervenções já realizadas parecem não ter cumprido os objetivos presentes no Plano. Objetivamos uma análise crítica, tanto dos projetos, quanto das execuções e a pós-ocupação.

Downloads

Edição

Seção

Artigos