O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO IRRACIONAL

Autores

  • LEONARDO ANTÔNIO SOUTO Universidade Estadual de Goiás
  • DUELCI A. DE F. VAZ Universidade Católica de Goiás
  • DONIZETH H. A. VIEIRA Escola Municipal de Senador Canedo
  • BEATRIZ DOS S. OLIVEIRA Escola Estadual Dr. Ornelo Machado

Resumo

Resumo: Problematizamos o ensino-aprendizagem dos números irracionais nas escolas brasileiras. Tal
problematização é importante, pois há complicações até mesmo nos trabalhos acadêmicos no contexto da
pós-graduação, com proposições que distorcem o caráter geral do conceito, concebendo-o por relação entre
grandezas comensuráveis, sem se atentar para os obstáculos que a matemática vivenciou e a superação desta
noção de que há outras grandezas a se considerar, como as incomensuráveis. Nosso objetivo é analisar o
ensino dos números irracionais, mostrando a sua importância para a construção dos números reais, numa
proposição de um ensino-aprendizagem que supere a abordagem que está sendo desenvolvida, a partir de
um conhecimento empírico, em detrimento de um conhecimento científico. Para atingir tal objetivo,
realizamos um estudo dos números reais mostrando a necessidade dos números irracionais.
Contextualizamos o estudo relacionando-o a legislação vigente, de uma análise da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) e o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para compreender como é abordado esse
conteúdo nos documentos oficiais. A partir disso, faremos uma proposta de ensino-aprendizagem para ser
aplicada na primeira série do Ensino Médio em três aulas. Esta proposta tem o objetivo de contribuir para
o ensino de números irracionais, procurando construir o conhecimento a partir de alguns fatos históricos.
Neste sentido buscamos produzir com esta pesquisa contribuições para a formação do conhecimento
matemático relativo ao conceito de números reais.
Palavras chaves: Números reais. Números irracionais. BNCC.

Biografia do Autor

  • LEONARDO ANTÔNIO SOUTO, Universidade Estadual de Goiás

    Universidade Estadual de Goiás

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Publicado

2024-12-14

Edição

Seção

Artigos