O ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO UTILIZANDO A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIENTAL DE DAVYDOV

  • LEONARDO ANTÔNIO SOUTO UEG - Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os dados da minha pesquisa de doutorado sobre o ensino do conceito de função utilizando a teoria do ensino desenvolvimento de Davydov, que tem como fundamento teórico a teoria histórico-cultural formulado por Lev Vygotsky, cuja origem epistemológica está no materialismo histórico dialético. A partir de uma metodologia histórica-bibliográfica e documental, fundamentada numa perspectiva dialética, realizamos um estudo lógico-histórico do conteúdo de função, com a finalidade de obter as contradições e superações da comunidade de matemáticos para uma sintetização do seu conceito geral. Aprofundando na leitura de premissas da teoria histórico-cultural para estudar os componentes do processo de ensino-aprendizagem, como conteúdos, objetivos, métodos de ensino e, realizando uma excursão lógico-histórica e dialética para compreender o conceito geral de função por meio de suas sínteses, o resultado obtido, a partir desta incursão investigativa, foi a elaboração de uma atividade de ensino Davydoviano para o conceito de funções, destinado aos alunos do primeiro ano do ensino médio. Neste sentido buscou-se produzir com esta pesquisa contribuições para a formação do conceito matemático relativo ao conteúdo de funções, e que o resultado deste artigo traga novas visões e novos instrumentos que dará maior qualidade ao ensino da Matemática.

Palavras-chave: Ensino. Funções. Teoria histórico-cultural. Movimento Lógico-Histórico. Teoria do ensino desenvolvimental de Davydov.

Biografia do Autor

LEONARDO ANTÔNIO SOUTO, UEG - Universidade Estadual de Goiás
Docente da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Central - CET, Anápolis (GO) e da PUC Goiás - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia (GO).
Publicado
2022-01-18
Seção
Artigos