ALFABETIZAR LETRANDO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-PEDAGÓGICA DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR

  • Mayara dos Santos Linhares Faeterj
  • Alexsandro Rosa Soares
  • Mikaella Marques Menezes
  • Raylanne Atanázio Rosa

Resumo

Baseando-nos na premissa de Emilia Ferreiro (1996) que o desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social, porém, as práticas sociais não são recebidas de forma passiva pelas crianças, o estudo tem como objetivo principal analisar a importância de se alfabetizar/letrando, nas séries iniciais, contribuindo com a formação biopsicossocial do sujeito. Buscou-se verificar, se a valorização excessiva da ação alfabetizadora, desvaloriza a concepção de letramento, no processo de ensino/aprendizagem. O trabalho estrutura-se, inicialmente, com o contexto histórico da alfabetização, logo após há concepções de letramento, e, por fim, apresentam-se práticas pedagógicas que tornam esses dois conceitos indissociáveis. O estudo constituiu-se em uma pesquisa bibliográfica, baseando-se em conteúdos atuais e construtivos, contribuindo para facilitar a aprendizagem do educando. Para tal, utilizou-se como aporte teórico: ARANHA (2006), FERREIRO (2001), SOARES (2016), entre outros estudiosos. Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Educação.

Biografia do Autor

Alexsandro Rosa Soares

Mestre em Letras, área de concentração Literatura Brasileira; Especialista em Administração e Supervisão Es- colar; Especialista em Docência do Ensino Superior; Licenciado em Letras e Literatura da Língua Portuguesa e Licenciado em Normal Superior. Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Literaturas na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ); Membro de Núcleo Docente Estruturante e professor/tutor conteudista (EaD) do UNIREDENTOR; Membro do conselho editorial da revista África e Africanidades (ISSN 1983-2354).

Mikaella Marques Menezes

Licenciada em Pedagogia da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro - Itaperuna.

Raylanne Atanázio Rosa

Licenciada em Pedagogia da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro - Itaperuna.

Publicado
2020-12-21