ALFABETIZAR LETRANDO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-PEDAGÓGICA DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
Baseando-nos na premissa de Emilia Ferreiro (1996) que o desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social, porém, as práticas sociais não são recebidas de forma passiva pelas crianças, o estudo tem como objetivo principal analisar a importância de se alfabetizar/letrando, nas séries iniciais, contribuindo com a formação biopsicossocial do sujeito. Buscou-se verificar, se a valorização excessiva da ação alfabetizadora, desvaloriza a concepção de letramento, no processo de ensino/aprendizagem. O trabalho estrutura-se, inicialmente, com o contexto histórico da alfabetização, logo após há concepções de letramento, e, por fim, apresentam-se práticas pedagógicas que tornam esses dois conceitos indissociáveis. O estudo constituiu-se em uma pesquisa bibliográfica, baseando-se em conteúdos atuais e construtivos, contribuindo para facilitar a aprendizagem do educando. Para tal, utilizou-se como aporte teórico: ARANHA (2006), FERREIRO (2001), SOARES (2016), entre outros estudiosos. Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Educação.
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