A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA ABORDAGEM DOS MARCOS HISTÓRICOS E LEGAIS PARA SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO

Autores

  • Wender da Silva Caixeta Instituto Federal Goiano/Universidade Estadual de Goiás
  • Cristiane Maria Ribeiro Instituto Federal Goiano

Resumo

Este trabalho objetivou realizar uma revisão bibliográfica acerca da temática “Escola de Tempo Integral” (ETI) evidenciando o conceito e os marcos legais e históricos que contribuíram com a implantação de diversas unidades educacionais. Várias políticas educacionais visam a expansão da jornada escolar e por isso objetivam a permanência de alunos o dia todo na escola ao compreenderem que estarão afastados da marginalidade e melhorarão a aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando plataformas indexadoras com base na seleção de artigos, livros e trabalhos publicados em eventos acadêmicos. Evidencia-se que a ETI pode ser compreendida como uma forma de organização escolar em que os alunos têm uma jornada igual ou superior a 07 horas diárias. No campo histórico, verifica-se que a Escola Parque pode ser considerada como o principal marco para que se desenvolvesse a ETI na história da educação brasileira. Já no aspecto legal, identifica-se que os Plano Nacional de Educação é o documento legal em que melhor fica claro que a Escola de Tempo Integral é a organização que funciona mais de 07 horas diárias.

Biografia do Autor

  • Cristiane Maria Ribeiro, Instituto Federal Goiano

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Metre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora do Instituto Federal Goiano. E-mail: cristiane.maria@ifgoiano.edu.br

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Publicado

2019-12-29