EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NOS INSTITUTOS FEDERAIS

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Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as relações entre desenvolvimento e educação, explorando as características de cada um e sua interdependência. Toma o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para mostrar como o desenvolvimento pode ser pensado por uma instituição educacional e demonstrar qual é a escala geográfica ideal para então se falar de desenvolvimento. A partir de revisão teórica e consulta aos documentos normativos gerais dessas instituições, especialmente a Lei de criação dos Institutos Federais. Propõe-se, ao final, uma definição de desenvolvimento que seja mais sensível aos problemas sociais enfrentados pelos alunos, a fim de dar sentido a um dos compromissos firmados pelos Institutos Federais com a sociedade.

Biografia do Autor

  • ARTHUR BRENO STÜRMER, IFAL / UFSM
    Doutorando em Geografia. Mestre em Desenv. Reg. e Meio Ambiente; Especialista em Gestão Educacional e Mídias na Educação; Especialista em Hist. e Geogr. Ambiental.

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Publicado

2019-12-29