O PROFESSOR REFLEXIVO E O DESAFIO DA DOCÊNCIA EM TEMPOS LÍQUIDOS
Resumo
Frente aos tempos, no qual o que era sólido torna-se líquido, em vista da inconstância das coisas e pessoas, um dos desafios da docência torna-se desenvolver a criticidade dos alunos por meio da reflexão, pois os alunos atuais estão dispersos e envolvidos a muitas informações que precisam ser transformadas em conhecimento. Sendo assim, analisar o desafio de formação para a reflexão do aluno através das práticas e postura reflexiva também do docente, na busca de superá-los é de muita importância. Nesta pesquisa de cunho bibliográfico, qualitativo, a análise partirá dos conceitos de Freire (2019, Ed. 58), Fontana & Fávero (2013), Giardino (2015) e Santaella (2007). Em tempos de instabilidade e incerteza o papel do professor é de suma importância quando parte da postura reflexiva, esquecendo o pressuposto de ensinar coisas para ensinar o aluno a pensar. É partindo deste pressuposto do papel do professor reflexivo em tempos líquidos e da sua importância na formação de alunos também para a reflexão, que esta pesquisa analisará a árdua tarefa do professor em tempos onde tudo é fluido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS
- Os Direitos Autorais sobre o trabalho submetido são totalmente cedidos à Revista Mediação no ato de submissão.
- Os textos publicados na Revista Mediação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, devendo estes responder legalmente caso haja infração da legislação vigente.