DIDÁTICAS DA GEOGRAFIA: O CASO DOS BONECOS DE PANO

Autores

Palavras-chave:

Aprender pela pesquisa, Didática, Estratégia de ensino, Personagens dos territórios,

Resumo

Inseriu-se a estratégia de construção de bonecos de pano nas aulas de estágio, no projeto do PIBID e nas atividades práticas como um meio que viabilizasse a aprendizagem pela pesquisa e oportunizasse aos licenciandos aperfeiçoarem suas formas de intervenção com alunos da educação básica. A metodologia do trabalho consistiu em que cada aluno criasse uma personagem fictícia com uma história de vida, situada em um estado brasileiro. Os resultados confirmaram que o boneco de pano, enquanto recurso didático, proporciona aos alunos a compreensão da realidade ao se apropriarem de diferentes conhecimentos do meio sociocultural e econômico no qual estão inseridos e daqueles que tiveram acesso através de livros e da internet, durante a investigação. Conclui-se que a estratégia opera aprendizagem significativa e impulsiona os discentes para construir conhecimentos por meio da pesquisa. Neste contexto, a escola, através da prática pedagógica contribuiu para a formação de sujeitos mais criativos e participativos, no meio em que vivem. 

Biografia do Autor

  • Cláudio José Bertazzo, UFG Regional Catalao

    Bacharel, Licenciado e Mestre em Geografia (UFRGS) Doutor em Geografia (UNESP - Presidente Prudente)

Downloads

Publicado

2018-12-21