SENTIDOS REPRESENTACIONAIS DE DOCENTE EM UM ESPAÇO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
Palavras-chave:
Estágio curricular obrigatório, Representação social, Educadores/as de língua inglesa, Reposicionamento discursivo, Aprendizagem-desenvolvimento.Resumo
Este artigo aborda uma análise linguístico-discursiva de uma das práticas de estágio obrigatório do curso de Letras/inglês da Universidade Estadual de Londrina – UEL. As instâncias enunciativas sob análise são provenientes de Grupos de Estudo (GE) realizados por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, o qual consistiu em uma prática de estágio curricular obrigatório neste contexto educacional. Desses GE participaram 1 educadora-pesquisadora, 1 educadora-coordenadora, 1 educadora-colaboradora e 9 educadores/as-novatos/as. As gravações em áudio dos GE foram transcritas com a finalidade de analisar possíveis rupturas e/ou continuidades sócio-discursivas acerca da representação social de docente. Para tanto, o processo analítico-interpretativo fundamenta-se num diálogo entre a Análise Crítica do Discurso – ACD (FAIRCLOUGH, 2001; 2003; 2004) e a Linguística Sistêmico-Funcional – LSF (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004). Esta análise situada traz evidências de uma dinâmica de reposicionamento discursivo no que tange à representação social de docente. Nas primeiras instâncias discursivas, há uma recorrência na representação de docente pela negação, centrada sobretudo na escola, relacionada a um campo semântico negativo, e definida por uma relação entre educadores/as e educandos/as caracterizada pelo medo. Posteriormente, por outro lado, evidencia-se um movimento de olhar para si e para a universidade, lugar em que se pode tanto libertar quanto oprimir. Concluímos que o espaço de estágio obrigatório construído possibilitou aprendizagem-desenvolvimento de seus participantes pela ressignificação dos sentidos representacionais de docente entrelaçada ao sentido de questionamento do uso da autoridade como um instrumento de opressão no ambiente educacional da escola e da universidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS
- Os Direitos Autorais sobre o trabalho submetido são totalmente cedidos à Revista Mediação no ato de submissão.
- Os textos publicados na Revista Mediação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, devendo estes responder legalmente caso haja infração da legislação vigente.