COSMOVISÃO PROTESTANTE: MODERNIZAÇÃO E RELIGIÃO NO NORTE DE GOYAZ (1905-1925)

Autores

  • Matheus Silva Falcão UFT
  • Radamés Vieira Nunes UFT

Palavras-chave:

Imprensa, Norte de Goyaz, Religião, Modernização.

Resumo

O objetivo desse artigo reside em apresentar como a cidade de Porto Nacional e as pessoas na cidade se transformaram ao longo da modernidade, além da maneira como as tensões se configuraram inclusive em disputas religiosas. Houve no Brasil, no final do século XIX e início do XX, acirradas disputas religiosas, sobretudo entre catolicismo, espiritismo e protestantismo; combates que ocorreram por motivações não apenas do campo religioso, mas também por fatores sociais, políticos e por divergências quanto ao processo de modernização em curso. A partir deste pano de fundo, analisar-se-ão os jornais da Tipografia Nortense como um reflexo destas cosmovisões religiosas conflitantes situadas num contexto de transformações típicas do período em questão. Os periódicos tratavam de diversos assuntos nos campos da saúde, política, comércio, transporte, comunicação, cotidiano, cultura, arte e até mesmo religião; emitiam julgamentos e construíam discursos no sentido de auxiliar o público leitor no processo de tomada de decisões individuais e coletivas. Diante dessa aproximação entre historiografia e os jornais, também será feita uma discussão sobre o uso dos jornais como fonte histórica, além de expormos alguns princípios da cosmovisão protestante.

Biografia do Autor

  • Matheus Silva Falcão, UFT
    Possui graduação em História pela Universidade Federal do Tocantins e atua como professor em escolas da rede privada de Palmas-TO. Enquanto acadêmico desenvolveu pesquisas nas áreas de História e Imaginário, História e Cinema e História e Cidade. E-mail: falcaomatheus.7@gmail.com.
  • Radamés Vieira Nunes, UFT
    Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia; Mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia; Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão; Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Cidade, Literatura e História, História da Imprensa, História Intelectual, Historiografia, História e Cultura Política. Atualmente é professor adjunto do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins - Campus Porto Nacional, desenvolvendo pesquisa sobre os sentidos da modernização e da modernidade nas cidades do Norte de Goiás de outrora e Tocantins de agora. E-mail: radamesnunes@uft.edu.br

Downloads

Publicado

2018-12-21