A AFETIVIDADE E ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL E SEUS VÍNCULOS COM A APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • Mara Rúbia Vieira Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Pires do Rio
  • Lorranny Fagundes Barbosa da Silva Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Resumo: Este texto tem como objetivo descrever a relação entre a afetividade e inteligência, a partir do aporte teórico de Henri Wallon e Gardner. Serão analisados os estágios de desenvolvimento, e suas relações com as emoções bem como uma análise acerca das concepções das docentes da educação infantil sobre a construção da afetividade. Por meio de uma revisão bibliográfica destaca-se a alfabetização emocional como um caminho a ser percorrido pelas escolas e pelos professores na busca de promover práticas de ensino que colaborem para a construção de relações mais harmoniosas e respeitosas entre os pares.  Apresenta os dados coletados mediante questionários aplicados na instituição pública de educação infantil Escola Municipal Comecinho de Vida na cidade de São Miguel do Passa Quatro – GO.

 

Biografia do Autor

  • Mara Rúbia Vieira, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Pires do Rio

    Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1998) e Especialização em Alfabetização pela Universidade Federal de Goiás (2000). Atualmente atua na Universidade Estadual de Goiás como docente efetivo no Curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Pires do Rio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estágio e Formação de professores, Ensino-Aprendizagem, Psicologia da Educação, Currículo e Metodologias do ensino. Atualmente leciona Estágio Supervisionado em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Pires do Rio.

  • Lorranny Fagundes Barbosa da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Lorranny Fagundes Barbosa da Silva, graduanda do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás.

Downloads

Publicado

2018-12-21