AS TICs EM PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIGITAIS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA

Autores

Resumo

A inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino e na aprendizagem de muitos sujeitos sociais têm ganhado espaço, sobretudo com o uso de atividades pedagógicas voltadas aos multiletramentos digitais na comunidade escolar. Este artigo buscou refletir os principais desafios enfrentados pela escola, sobretudo quanto a atuação dos professores, em relação ao trabalho com as TICs em práticas efetivas com a leitura e a escrita, tendo em vista a necessidade atual em potencializar as aprendizagens tecnológicas dos alunos, a partir de atividades significativas e adequadas ao currículo levado à sala de aula. Portanto, é preciso cada vez mais oportunizar tanto os alunos como os professores a um contínuo ciclo profissional de trabalho com atividades, ferramentas, aplicativos, gêneros discursivos etc, em práticas efetivas de lingua(gem), leitura e escrita, de maneira a democratizar o acesso e a potencializar as aprendizagens tecnológicas da comunidade escolar no contexto da globalização digital e da comunicação multimodal contemporânea.

Biografia do Autor

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
    Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO? ? VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc REVISTA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC.

Downloads

Publicado

2018-12-21