EDUCAÇÃO E NARRATIVA: UMA PERSPECTIVA ATRAVÉS DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT

Autores

  • Carlos Eduardo Gomes Nascimento Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Educação, Narrativa, Hannah Arendt

Resumo

O presente ensaio discute a educação na perspectiva da pensadora Hannah Arendt, a introdução de crianças e dos jovens na história de um mundo compartilhado entre as gerações. A partir das principais concepções escritas por Hannah Arendt no ensaio “A crise na educação”, publicado em 1958, busca-se compreender como a crise no mundo moderno incide na educação; a responsabilidade dos educadores em cuidar do legado do mundo comum; a importância na educação de narrar as experiências, por meio de estórias aos mais novos. O objeto explorado é o sentido de contar estórias na educação como uma comunicação que estabelece um diálogo fraterno entre as gerações. Assim, relacionar a educação e a narrativa de estórias, experiências transmitidas entre as gerações, cria laços com o passado, transcende o presente e perspectiva o futuro do mundo comum aos novos. Diante desse contexto, aborda-se a possibilidade de pensar a ideia da educação que narre experiências no tempo, criando um laço entre gerações no mundo comum, mesmo com a ruptura da tradição, percebida por Hannah Arendt. Entende-se que a narrativa perpassa a dimensão do tempo, entrelaça experiências e afetos entre as gerações, como uma potencialidade para um modo de pensar a educação. Mediante isso, o pensamento de Hannah Arendt se faz urgente para refletir uma educação que tenha como princípio o comprometimento e responsabilidade dos educadores com o mundo que compartilhamos, um legado às novas gerações.

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Publicado

2018-12-21