PEDAGOGIA E LINGUAGEM: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO “CHÃO DA ESCOLA”

  • Maria Cecília Silva de Amorim UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS -UFG SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LUZIÂNIA
  • Ana Caroline Martins de Sousa UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG
  • Andréa Kochhann UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG/ UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB
Palavras-chave: Práticas de ensino. Linguagem. Formação continuada.

Resumo

O presente artigo pretende apresentar uma experiência de prática de ensino interdisciplinar, no campo da Pedagogia e da Linguagem, realizada na Escola Municipal Dilma Roriz Medeiros, por duas partícipes do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. Fomentar a discussão sobre linguagem e letramento desenvolvendo diferentes práticas de ensino voltadas para a aquisição, aprimoramento e consolidação do processo de leitura e escrita utilizando os diferentes gêneros textuais, possibilitando aos professores formação continuada em exercício para a melhoria e desenvolvimento de novas práticas de ensino, do 1º ao 5º ano a partir da reflexão-ação sobre o fazer do pedagogo subsidiado pela didática, considerando o letramento e o uso dos gêneros textuais. A metodologia utilizada foi um minicurso com o tema “A relação da leitura com a produção textual na sala de aula”. O embasamento teórico se deu a partir de Carvalho (2005), Rossini (2003), Rabelo e Passos (2006), Vygotsky (1998), Nóvoa (1995), Soares (1998), Souza e Leal (2012) e outros. A avaliação ocorreu no momento da atividade “ateliê de textos”, que contou com dinâmicas e trabalho em grupo para produção textual. Cabe ressaltar, que a atividade realizada aconteceu no “chão da escola” com base nas necessidades da instituição e do corpo docente. A escola como espaço de práticas de ensino e formação continuada representa um grande avanço, pois viabiliza a discussão da realidade para pensar em práticas inovadoras coletivamente.

Biografia do Autor

Maria Cecília Silva de Amorim, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS -UFG SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LUZIÂNIA

LICENCIADA EM PEDAGOGIA E ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS-UEG, PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO DE LUZIÂNIA, PÓS-GRADUANDA EM ARTE-EDUCAÇÃO INTERMIDIÁTICA DIGITAL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, MEMBRO DO GRUPO DE ESTUDO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERDISCIPLINARIDADE-GEFOPI.

Ana Caroline Martins de Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG
Acadêmica na Universidade Estadual de Goiás,  Câmpus Luziânia - UEG. Curso de Pedagogia. Membro do GEFOPI.
Andréa Kochhann, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG/ UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB
Pedagoga – UEG, Mestre em Educação – PUC –GO. Docente exclusiva UEG. Doutoranda em Educação – UNB. Coordenadora do GEFOPI.
Publicado
2018-06-14
Seção
Artigos