O ENSINO DA CRÔNICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O gênero crônica extrapola os limites de uma narrativa simples, já que os textos pertencentes a tal gênero possuem especificidades literárias bastante particulares. Segundo Antonio Candido (1992), apesar de a crônica ser considerada um “gênero menor”, “ela se ajusta à sensibilidade de todo o dia” e os cronistas em sua “despretensão” são capazes de humanizar e “recuperar uma certa profundidade de significado e um certo acabamento da forma”, que tornam-na uma “discreta candidata à perfeição”. O ensino desse gênero, tão bem retratado pelo mestre da Literatura, foi abordado em um projeto interdisciplinar, executado pelas professoras de Literatura e de Língua Portuguesa com alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (Campus Paracatu). Após aulas de exposição e de leituras de alguns textos literários, foi pedida aos alunos a escrita de uma crônica, de acordo com orientação prévia e discussão. Como resultados preliminares, constatou-se que, embora tenham criado boas e completas narrativas, as características e a simplicidade do gênero crônica não foram contempladas na maioria dos casos. Fato que suscitou-nos a análise de trabalhos dos alunos na tentativa de elencar possíveis razões para a dificuldade percebida em relação à escrita de crônicas.
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