O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LIDERANÇA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS
Palavras-chave:
Formação militar. Liderança. Metodologias ativas.Resumo
Este artigo aborda o uso de metodologias ativas como ferramenta para o desenvolvimento das habilidades de liderança no Curso de Formação de Oficiais (CFO). Tal abordagem se justificou dada ao resultado significativo das pesquisas realizadas por Ribeiro (2015) ao investigar o Perfil Profissiográfico do CFO e relacioná-lo aos estudos da 21ª turma. As tabulações apresentadas em tal pesquisa apontam evidências de alto índice de desapontamento (76%) com a formação no que se refere a desenvolvimento da liderança. A finalidade deste estudo é indicar a necessidade de adequação da metodologia de ensino vigente no CFO a fim de promover metodologias mais eficazes para a maturação das habilidades de liderança. Não obstante, esta discussão favorece um avanço e progresso no nível de formação ofertada aos profissionais e repercute na imagem institucional da Polícia Militar do Distrito Federal perante a sociedade brasiliense. Esta proposta tornou-se viável mediante revisão bibliográfica no que tange ao assunto assumindo como princípio os questionamentos − desapontamentos supracitados indicados na Pesquisa de Campo − verificados no Curso de Formação de Oficiais. O estudo evidenciou a necessidade de discutir a aplicação de Metodologias Ativas como uma solução palpável para o desenvolvimento das competências interligadas à relação de liderança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS
- Os Direitos Autorais sobre o trabalho submetido são totalmente cedidos à Revista Mediação no ato de submissão.
- Os textos publicados na Revista Mediação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, devendo estes responder legalmente caso haja infração da legislação vigente.