O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LIDERANÇA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS

Autores

  • Leandro Rodrigues Doroteu Universidade de Brasília UnB Instituto Superior de Ciências Policiais ISCP http://orcid.org/0000-0003-3027-5307
  • Rebeca Alves Amaral dos Santod Instituto Superior de Ciências Policiais
  • Sônia Marise Salles Carvalho Universidade de Brasília
  • Amanda Vanessa Araújo da Silva Centro Universitário Projeção

Palavras-chave:

Formação militar. Liderança. Metodologias ativas.

Resumo

Este artigo aborda o uso de metodologias ativas como ferramenta para o desenvolvimento das habilidades de liderança no Curso de Formação de Oficiais (CFO). Tal abordagem se justificou dada ao resultado significativo das pesquisas realizadas por Ribeiro (2015) ao investigar o Perfil Profissiográfico do CFO e relacioná-lo aos estudos da 21ª turma. As tabulações apresentadas em tal pesquisa apontam evidências de alto índice de desapontamento (76%) com a formação no que se refere a desenvolvimento da liderança. A finalidade deste estudo é indicar a necessidade de adequação da metodologia de ensino vigente no CFO a fim de promover metodologias mais eficazes para a maturação das habilidades de liderança. Não obstante, esta discussão favorece um avanço e progresso no nível de formação ofertada aos profissionais e repercute na imagem institucional da Polícia Militar do Distrito Federal perante a sociedade brasiliense. Esta proposta tornou-se viável mediante revisão bibliográfica no que tange ao assunto assumindo como princípio os questionamentos − desapontamentos supracitados indicados na Pesquisa de Campo − verificados no Curso de Formação de Oficiais. O estudo evidenciou a necessidade de discutir a aplicação de Metodologias Ativas como uma solução palpável para o desenvolvimento das competências interligadas à relação de liderança.

Biografia do Autor

  • Leandro Rodrigues Doroteu, Universidade de Brasília UnB Instituto Superior de Ciências Policiais ISCP
    Mestre em Linguística (UNIFRAN) e em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (CAES), Mestrando em Propriedade Intelectual, Inovação e Transferência de Tecnologia pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Direito Público, Docência do Ensino Superior e Direito Empresarial. Tem graduação em Curso de Formação de Oficiais pela APM PMDF, graduação em Direito e Letras. É coordenador do Curso de Ciências Policiais do (ISCP)
  • Rebeca Alves Amaral dos Santod, Instituto Superior de Ciências Policiais
    Graduada em Ciências Policiais e em Pedagogia, especialista em Ciências Policiais.
  • Sônia Marise Salles Carvalho, Universidade de Brasília
    Doutora em Sociologia pela Programa de Pós-graduação do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Brasília/UnB (2008). Mestrado em Ciencias Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991). Professora da Universidade Federal do Amazonas em exercicio provisório na Universidade de Brasília-UnB.Pesquisadora na área de Sociologia do Trabalho e Sociologia Clínica. Pesquisadora do campo da Economia Solidária no Brasil. Coordenadora da Incubadora de Tecnologia Social e Inovação no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. Diretora Executiva da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Mundo do Trabalho/ UNITRABALHO. Membro da Associação de Pesquisadores de Economia Solidaria/ABPES.
  • Amanda Vanessa Araújo da Silva, Centro Universitário Projeção
    Graduada em Gestão de recursos Humanos e em Direito, especialista em Direito e Processo do Trabalho

Downloads

Publicado

2018-02-06

Edição

Seção

Artigos