APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: Uma Introdução à Teoria

  • Carla Aparecida Honorato Faculdade Itapuranga
  • Kely Krisley Borges Dias Faculdade Itapuranga - FAI
  • Kênia Cristina Borges Dias Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC http://orcid.org/0000-0002-1099-0920
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Conhecimentos Prévios. Modalidades de Aprendizagem. Postura didático-metodológica.

Resumo

O presente artigo aborda a temática da teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel, o qual relata que para a construção do processo de ensino e aprendizagem é necessário que o professor comece por repensar a sua postura didático-metodológica em sala se aula, tendo em vista a concepção de que ele é o mediador do conhecimento e que necessita levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, bem como suas pré-disposições para a aprendizagem, para então escolher seus materiais didáticos adequados e elaborar suas metodologias de ensino baseado nas modalidades de aprendizagem de cada aluno. Têm-se como embasamento teórico as escritas de Kochhann e Moraes (2014), Santos (2010), entre outros. Para tanto, o objetivo maior é apresentar quem foi Ausubel, os conceitos e concepções didático-metodológicos da postura docente para o processo ensino aprendizagem e as possibilidades e dificuldades da postura do professor para com a aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Carla Aparecida Honorato, Faculdade Itapuranga
Graduação em Pedagogia
Kely Krisley Borges Dias, Faculdade Itapuranga - FAI
Graduação em Pedagogia
Kênia Cristina Borges Dias, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC
Professora na rede Municipal de Ensino de Itapuranga e também na Faculdade Itapuranga - FAI. Mestranda em Letras pela PUC _GO
Publicado
2018-06-14
Seção
Artigos