APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: Uma Introdução à Teoria
Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa. Conhecimentos Prévios. Modalidades de Aprendizagem. Postura didático-metodológica.
Resumo
O presente artigo aborda a temática da teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel, o qual relata que para a construção do processo de ensino e aprendizagem é necessário que o professor comece por repensar a sua postura didático-metodológica em sala se aula, tendo em vista a concepção de que ele é o mediador do conhecimento e que necessita levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, bem como suas pré-disposições para a aprendizagem, para então escolher seus materiais didáticos adequados e elaborar suas metodologias de ensino baseado nas modalidades de aprendizagem de cada aluno. Têm-se como embasamento teórico as escritas de Kochhann e Moraes (2014), Santos (2010), entre outros. Para tanto, o objetivo maior é apresentar quem foi Ausubel, os conceitos e concepções didático-metodológicos da postura docente para o processo ensino aprendizagem e as possibilidades e dificuldades da postura do professor para com a aprendizagem significativa.
Publicado
2018-06-14
Edição
Seção
Artigos
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS
- Os Direitos Autorais sobre o trabalho submetido são totalmente cedidos à Revista Mediação no ato de submissão.
- Os textos publicados na Revista Mediação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, devendo estes responder legalmente caso haja infração da legislação vigente.