VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: QUESTÕES ESCOLARES E SOCIAIS
Palavras-chave:
Variação linguística, preconceito linguístico, escola, sociedade.Resumo
Este artigo apresenta discussões acerca da variação linguística e do preconceito linguístico presentes tanto socialmente quanto em instituições educacionais. Tem como objetivo analisar os conhecimentos dos educadores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à variação linguística, além de investigar a ligação existente entre língua e sociedade. Ressalta, portanto, a importância do papel do professor de linguagem que transcende o âmbito escolar, já que suas práticas escolares devem abarcar vários aspectos sociais como nível socioeconômico, grau de escolaridade, a idade, sexo e regionalidade, e não apenas o conteúdo da disciplina. Como metodologia, usamos a pesquisa explanatória de cunho bibliográfico e a pesquisa de campo de perspectiva qualitativa de viés interpretativista, com a realização de entrevista com quatro professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, que atuam em instituições públicas e privadas. Assim, apoiamo-nos em autores como Faraco (2017), Soares (2000), Bagno (1999, 2007), Bortoni-Ricardo (2004, 2006) e Marinho e Costa Val (2006). Os resultados das análises evidenciam que a variação linguística é um fator importante a ser pesquisado e discutido entre os agentes sociais e institucionais, já que é um tema que ainda é desconhecido por muitos deles. Além disso, é de extrema importância que professores, gestores e alunos estejam a par da existência da diversidade linguística como um fato em qualquer comunidade e que o preconceito linguístico não deve existir na escola e nem fora dela.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS
- Os Direitos Autorais sobre o trabalho submetido são totalmente cedidos à Revista Mediação no ato de submissão.
- Os textos publicados na Revista Mediação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, devendo estes responder legalmente caso haja infração da legislação vigente.