O ensino do relevo na Geografia Escolar
Palavras-chave:
Aula expositiva. Geografia Escolar. Relevo.Resumo
Este trabalho foi elaborado a partir das considerações realizadas em nossa dissertação de Mestrado, cujo objetivo principal se assenta na análise de como os professores encaminham a aula expositiva para a construção de conhecimentos sobre o relevo na Geografia Escolar. Sob esse fundamento, buscamos avaliar em que medida o encaminhamento desse componente espacial contribui para a formação consciente e crítica dos estudantes. Essas análises surgem baseadas no entendimento de que os conhecimentos geográficos podem ser elementos relevantes para a constituição da autonomia dos estudantes. Para tanto realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Selecionamos duas escolas da rede estadual de ensino de Goiânia/GO, nas quais elegemos como sujeitos da pesquisa professores de Geografia dessas unidades educacionais, com o intuito de compreender sua concepção sobre a aula expositiva e como esses docentes mobilizam essa estratégia de ensino ao abordarem a temática relevo na Educação Básica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS
- Os Direitos Autorais sobre o trabalho submetido são totalmente cedidos à Revista Mediação no ato de submissão.
- Os textos publicados na Revista Mediação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, devendo estes responder legalmente caso haja infração da legislação vigente.