A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Sebastiana de Lourdes Lopes Flaviano Docente de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Pires do Rio.
  • Inglide Graciele de Faria
  • Wender Faleiro
  • Maria Severina Batista Guimarães

Resumo

Este estudo objetivou analisar a contribuição da contação de histórias para a Educação Infantil, versando sobre o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos e sua relação direta com a arte e a cultura da comunicação oral haja vista essa encantar, despertar emoções, aguçar a sensibilidade, estimular a imaginação e trabalhar o corpo e a mente sincronicamente. Visa também ampliar as informações acerca do papel do professor mediador do conhecimento, incluindo a forma de como pode utilizar a contação de histórias em sua prática pedagógica de maneira significativa. Assim pôde-se  concluir que contar e encantar não é tarefa simples, mas complexa que exige habilidades, técnicas, disposição e qualificação do professor contador de históriaspara alcançar os objetivos da narrativa oral que e de ampliar o vocabulário e o mundo das ideias na mesma medida em que atrai a atenção da criança, pois é uma atividade lúdica, pedagógica e interdisciplinar que amplia as possibilidades de ver e compreender o mundo e a si mesmo. Assim, as reflexões apresentadas nos convidam a pensar numa educação mais humana e significativa, pautada nas vivências, nas aprendizagens e nas experiências estéticas vinculadas à enunciação oral.

 

Biografia do Autor

  • Sebastiana de Lourdes Lopes Flaviano, Docente de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Pires do Rio.

    Docente Orientadora do Estágio Supervisionado em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Licenciatura de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Pires do Rio, Goiás, Brasil. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Catalão, Goiás, Brasil. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC. E-mail: sebastianaflaviano@yahoo.com.br

  • Inglide Graciele de Faria

    Especialista em Educação, Arte e Cultura da UEG, Pedagoga e especialista nas áreas de: Docência do Ensino Superior; Educação Infantil – Alfabetização e Letramento; Psicopedagogia Institucional e Clínica. E-mail: inglidegraciele@yahoo.com.br

  • Wender Faleiro
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC. E-mail: wender.faleiro@gmail.com
  • Maria Severina Batista Guimarães
    Docente do curso de Pós-graduação em Educação, Arte e Cultura da UEG, , Pós-doutora em Educação pela UFG. E-mail: maria.guimaraes@ueg.br

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Publicado

2017-07-19