ESTÁGIO COM PESQUISA: relato de experiência do Estágio Supervisionado em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Sebastiana de Lourdes Lopes Flaviano Docente de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Pires do Rio.
  • Larissa da Silva Mesak dos Santos Graduada em Licenciatura de Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Pires do Rio, Goiás, Brasil. E-mail: larissamesak@hotmail.com

Resumo

O presente artigo apresenta a importância do Estágio Supervisionado para os cursos de licenciatura, em especial para o curso de Pedagogia e descreve a aplicação do projeto “Respeitando as Diferenças no Espaço Escolar”. Pensar na realização do estágio supervisionado pode nos remeter à simples ideia de abrir mão de algumas horas apenas observando a docência, mas esse estudo na forma de relato apresenta um modelo de estágio, em que não apenas a observação é realizada, mas também há o desenvolvimento de um projeto que gera reflexão acerca da prática docente tanto do professor regente como do estagiário. Para tanto, foi definida uma turma de Ensino Fundamental, especialmente do 2°ano, na qual desenvolvemos um projeto que teve por princípios básicos a compreensão, a aceitação e o respeito às diferenças físicas e comportamentais de cada pessoa. Para isso, contou-se com cerca de 20 horas, distribuídas em quatro dias. A metodologia, as atividades e os resultados serão apresentados com o intuito de demonstrar como o projeto de intervenção pode ser uma importante ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, além de ser significativo e prazeroso para os envolvidos. De uma maneira geral, será apresentado todo o processo pelo qual o estágio foi realizado, suas etapas e alguns apontamentos sobre o estágio não apenas como prática, mas uma abordagem do estágio com pesquisa, o que facilita e favorece a aprendizagem e a junção da teoria e da prática contribuindo sobremaneira para a formação dos professores.

Biografia do Autor

  • Sebastiana de Lourdes Lopes Flaviano, Docente de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Pires do Rio.

    Docente Orientadora do Estágio Supervisionado em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Licenciatura de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Pires do Rio, Goiás, Brasil. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Catalão, Goiás, Brasil. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC. E-mail: sebastianaflaviano@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2017-07-19