ESTÁGIO COM PESQUISA: relato de experiência do Estágio Supervisionado em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
O presente artigo apresenta a importância do Estágio Supervisionado para os cursos de licenciatura, em especial para o curso de Pedagogia e descreve a aplicação do projeto “Respeitando as Diferenças no Espaço Escolar”. Pensar na realização do estágio supervisionado pode nos remeter à simples ideia de abrir mão de algumas horas apenas observando a docência, mas esse estudo na forma de relato apresenta um modelo de estágio, em que não apenas a observação é realizada, mas também há o desenvolvimento de um projeto que gera reflexão acerca da prática docente tanto do professor regente como do estagiário. Para tanto, foi definida uma turma de Ensino Fundamental, especialmente do 2°ano, na qual desenvolvemos um projeto que teve por princípios básicos a compreensão, a aceitação e o respeito às diferenças físicas e comportamentais de cada pessoa. Para isso, contou-se com cerca de 20 horas, distribuídas em quatro dias. A metodologia, as atividades e os resultados serão apresentados com o intuito de demonstrar como o projeto de intervenção pode ser uma importante ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, além de ser significativo e prazeroso para os envolvidos. De uma maneira geral, será apresentado todo o processo pelo qual o estágio foi realizado, suas etapas e alguns apontamentos sobre o estágio não apenas como prática, mas uma abordagem do estágio com pesquisa, o que facilita e favorece a aprendizagem e a junção da teoria e da prática contribuindo sobremaneira para a formação dos professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS
- Os Direitos Autorais sobre o trabalho submetido são totalmente cedidos à Revista Mediação no ato de submissão.
- Os textos publicados na Revista Mediação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, devendo estes responder legalmente caso haja infração da legislação vigente.