MARCAS DO EROTISMO NO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO

Autores

  • Neire Márzia Rincon
  • Michelle Gomes Soares Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional de Catalão.

Palavras-chave:

Palavras-chave, Chapeuzinho Vermelho. Literatura Infantil. Conto. Erotismo.

Resumo

Este artigo investiga sobre as marcas do erotismo no conto Chapeuzinho Vermelho, verificando por meio da análise comparativa entre o conto de fadas tradicional e os recontos feitos pelos Irmãos Grimm (1989) e Rubem Alves (2004), de que maneira a abordagem da sexualidade e dos desejos estão presentes em um texto voltado para o público infantil. O fato de narrar ou contar histórias faz parte da interação dos indivíduos entre si em um determinado contexto sócio histórico e o conto tornou-se um gênero textual muito importante neste processo, como os contos de fadas, dentre os quais, nos vêm à memória histórias universalmente conhecidas, como a de Chapeuzinho Vermelho. No entanto, por trás da beleza e inocência presentes nestes contos, há um universo muito amplo de significações distintas e peculiares, a exemplo, as marcas do erotismo, aspecto analisado neste trabalho, tendo como suporte teórico os autores Elias (2013), Bettelheim (1980), Tatar (2002) e outros. 

Biografia do Autor

  • Neire Márzia Rincon

    Graduação em Letras-Português pela Universidade Federal de Goiás (1995). Mestrado em Letras e Linguística/Estudos Literários-UFG (2012) e graduação em Artes Visuais-FAV/UFG/EaD. Professora da Secretaria Estadual de Educação e da Universidade Estadual de Goiás. Membro do Conselho Editorial da Revista Mediação com experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em literatura brasileira, ensino e língua portuguesa.

  • Michelle Gomes Soares, Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional de Catalão.
    Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional de Catalão. Especialista em Literatura Infantil e Juvenil: práticas de leitura e ensino, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Pires do Rio, Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-07-19