METODOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: ALGUMAS REFLEXÕES
Palavras-chave:
Língua estrangeira, Formação, Linguagem, Cultura, Consciência CulturalResumo
Este artigo propõe discutir a formação do professor de língua inglesa em cursos de Licenciatura em Letras. Para tanto, serão consideradas as discussões teóricas sobre o ensino de língua estrangeira no contexto de globalização, destacando as relações entre língua, cultura e identidade, a construção da imagem do professor de língua inglesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que pretende coletar e constatar a imagem da prática docente, identificar quais os métodos são mais adequados. Serão analisadas valendo-se dos pressupostos teóricos da gramática sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1994) em que serão destacadas as escolhas linguísticas. Além de diagnosticar a formação do professor de língua inglesa em Goiás, esta pesquisa pretende propor intervenções metodológicas, a fim de trabalhar a língua como uma atividade social e crítica, mas, sobretudo, desenvolver a consciência cultural do aluno-(futuro) professor. A fundamentação teórica baseia-se praticamente em Rajagopalan (2003), Marcuschi (2003), Richards (2005), Schmitz (2009) e Moita Lopes (2001).
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