METODOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Tânia Regina Mendonça Universidade Estadual de Goiás
  • Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira

Palavras-chave:

Língua estrangeira, Formação, Linguagem, Cultura, Consciência Cultural

Resumo

Este artigo propõe discutir a formação do professor de língua inglesa em cursos de Licenciatura em Letras. Para tanto, serão consideradas as discussões teóricas sobre o ensino de língua estrangeira no contexto de globalização, destacando as relações entre língua, cultura e identidade, a construção da imagem do professor de língua inglesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que pretende coletar e constatar a imagem da prática docente, identificar quais os métodos são mais adequados. Serão analisadas valendo-se dos pressupostos teóricos da gramática sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1994) em que serão destacadas as escolhas linguísticas. Além de diagnosticar a formação do professor de língua inglesa em Goiás, esta pesquisa pretende propor intervenções metodológicas, a fim de trabalhar a língua como uma atividade social e crítica, mas, sobretudo, desenvolver a consciência cultural do aluno-(futuro) professor. A fundamentação teórica baseia-se praticamente em Rajagopalan (2003), Marcuschi (2003), Richards (2005), Schmitz (2009) e Moita Lopes (2001).

Biografia do Autor

  • Tânia Regina Mendonça, Universidade Estadual de Goiás
    Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás, Regional de Catalão, com previsão de conclusão para 2018. Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2005). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás e coordenadora do Centro de Idiomas - Câmpus de Pires do Rio, professora do Ensino Médio - Colégio Decisão Olimpo, e de 2a fase do ensino fundamental - Colégio Dinâmico. Tem fluência em inglês e espanhol. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras e Linguística Aplicada.
  • Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira
    Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), Coordenadora do Centro de Línguas e Professora do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem, também da UFG - Regional Catalão, Goiás, Brasil. Consultora da Capes - Avaliação de polos UAB.

Downloads

Publicado

2017-07-19