OS DILEMAS DO VIR, PERMANECER, RETORNAR: uma leitura dos trabalhadores nordestinos em Pires do Rio-GO.

Autores

  • Fábio de Macedo Tristão Barbosa Universidade Estadual de Goiás / Professor
  • Gilmar Alves de Avelar Professor do Curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional de Catalão, Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Paulo Vitor Divino dos Santos

Palavras-chave:

Palavras-chave, Geografia, Mobilidade do Trabalho, trabalhadores, Migração, Território.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca dos motivos pelos quais, historicamente, trabalhadores nordestinos movimentam-se pelo território nacional em busca de melhores condições de vida. Esta mobilidade do trabalho, impulsionada pelo capital, permitiu o espalhamento da força de trabalho nordestina Brasil afora, inclusive para a cidade de Pires do Rio, no interior do Estado de Goiás. Fixam ali seus corpos de trabalho, mas sempre desejam o retorno à terra natal, vivendo o dilema de vir, permanecer e retornar. Por isso, por meio do uso de entrevistas como recurso metodológico junto a alguns trabalhadores nordestinos, propomos reconstituir o universo da mobilidade do trabalho no Brasil, tomando como recorte espacial a referida cidade goiana.  

Biografia do Autor

  • Paulo Vitor Divino dos Santos
    Especialista em Formação Docente Interdisciplinar: diversidades goianas, e Licenciado em Geografia, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Pires do Rio, Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-07-19

Edição

Seção

Dossiê Temático