REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DE VIDEOGAMES

Autores

  • Welton Pereira e Silva
  • Lucca de Resende Nogueira Tartaglia Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Gênero textual, videogame, novas tecnologias, ensino, multiletramentos

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão acerca da utilização de videogames como uma alternativa ao ensino de gêneros textuais. Para isso, nos baseamos em alguns estudos acerca dos gêneros (Marcuschi, 2003; 2005), bem como em alguns textos que discutem a relação entre aprendizado e jogos eletrônicos (MustaphaGaziri & Arena, 2012; Silveira & Rolim, 2013; Prensky, 2003). Partindo de alguns estudos acerca da importância do ensino de gêneros a partir de textos reais, fazemos uma reflexão sobre a utilização de jogos eletrônicos em sala de aula como um recurso empírico, apesar de digital, para se trabalhar os gêneros textuais.

Biografia do Autor

  • Welton Pereira e Silva
    Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa.
  • Lucca de Resende Nogueira Tartaglia, Universidade Federal de Viçosa
    Departamento de Letras

Downloads

Publicado

2016-02-02