A cegueira branca em Memorial do Convento

Autores

  • Fernando da Silva Negreiros Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Luciana Brito Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Palavras-chave:

Cegueira Branca. Ironia. Memorial do convento. Romance histórico. Literatura portuguesa.

Resumo

Memorial do convento é um romance histórico de 1982 ambientado no século XVIII. A narrativa busca rever e questionar fatos ocorridos durante a construção do convento de Mafra no reinado de Dom João V. Para tanto, o narrador se utiliza de um tipo especial de riso, a ironia. Através da qual realiza importantes reflexões sobre as injustiças e absurdos do período abordado, revelando as contradições da história oficial. Esse artigo se utiliza de importantes teóricos do riso, como: Bakhtin (2013), Pirandello (1996), Bergson (1983), Muecke (1995) dentre outros.

Biografia do Autor

  • Fernando da Silva Negreiros, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
    Graduado do curso de Letras: habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná/ UENP, Centro de letras Comunicação e Artes – CLCA, Campus de Jacarezinho.
  • Luciana Brito, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

    Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista/UNESP Campus de Assis. Docente e Diretora do Centro de Letras Comunicação e Artes/CLCA da Universidade Estadual do Norte do Paraná/UENP Campus de Jacarezinho. Docente do programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Downloads

Publicado

2016-02-02