A ÍNFIMA DOBRA DA MEDIANIA TRANSCENDENTE. MANOBRAS ENTRE ANA LUISA AMARAL E PAULO HENRIQUES BRITTO
Palavras-chave:
Poesia, Mediania, Experiência, Paulo Henriques Britto, Ana Luisa AmaralResumo
RESUMO: Este artigo intenciona apresentar o conceito de mediania na poética de Ana Luisa Amaral e Paulo Henriques Britto. Longe de categorias absolutas, a mediania revela-se, na contemporaneidade, como linha de força na pluralidade das vozes, no vigor da experiência vivida e como matéria própria da poesia. Assim, daremos um tratamento ao tema de ordem fenomenológica e para alcançar este intento concentrar-nos-emos nos estudos de Celia Pedrosa, Ítalo Mariconi, Fernando Pinto do Amaral, Giorgio Agamben e M. Heidegger. Teóricos de vozes diferenciadas que deram expressão à análise teórica da mediania, seja como experiência, transitividade, cotidianidade ou banalidade da qual faz ver, nos nós da poesia contemporânea, a arte de dizer nas superfícies das coisas.
Palavras-chave: Poesia. Mediania. Experiência. Paulo Henriques Britto. Ana Luisa Amaral.
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