INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ESCRITA ACADÊMICA: PERSPECTIVAS CRÍTICAS E IMPLICAÇÕES

Autores

  • Marcelo Vieira Cardoso
  • Me. Carlos Silvio Gomes Júnior
  • Dr. Anderson Cavalcante Gonçalves
  • Me. Jaime Ribeiro Júnior Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, GO, Brasil

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Escrita Acadêmica, Ética, Ensino Superior

Resumo

O uso da inteligência artificial tem se expandido de forma significativa no contexto acadêmico, especialmente no apoio à escrita científica. Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições e as implicações do uso da inteligência artificial na escrita acadêmica, a partir das percepções e experiências de estudantes universitários. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, desenvolvida por meio da aplicação de um questionário estruturado em escala Likert junto a estudantes dos cursos de Sistemas para Internet e Redes de Computadores de uma universidade pública brasileira. Os resultados indicam que a inteligência artificial já se encontra amplamente integrada às práticas acadêmicas dos estudantes, sendo utilizada para a compreensão de conteúdos, organização textual, revisão de trabalhos e otimização do tempo, ao mesmo tempo em que emergem preocupações relacionadas à autoria, à originalidade e às implicações éticas. Conclui-se que a inteligência artificial possui potencial significativo como apoio à escrita acadêmica, desde que utilizada de forma crítica, ética e orientada por diretrizes institucionais que promovam a integridade científica e a autonomia intelectual dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Me. Carlos Silvio Gomes Júnior

    Mestre pelo Programada de Pós Graduação em Modelagem e Otimização na UFCAT (2023), possui Pós Graduação Lato senso em Docência Multidisciplinar, com Foco nas Diversidades Goianas (2016) e Graduação em Redes de Computadores (2015), ambas pela Universidade Estadual de Goiás Câmpus Pires do Rio. Atualmente é Professor Temporário no Curso Superior em Redes de Computadores, e Direito da UEG Pires do Rio. Tem experiência como Professor e Técnico na área da Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Processamento de Linguagem Natural.

  • Dr. Anderson Cavalcante Gonçalves

    Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Segurança da Informação pela Universidade Federal de Goiás. Graduado pelo Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Goiás. Atua no Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação, Informática e Educação, Engenharia de Software, Arquitetura de Software e Segurança da Informação.

  • Me. Jaime Ribeiro Júnior, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, GO, Brasil

    Mestre em Modelagem e Otimização, com foco em Modelagem Computacional e Inteligência Artificial, pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT) em 2023. Especialista em Segurança da Informação pela Universidade Federal de Goiás(2011). Graduado pelo Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores pela Universidade Estadual de Goiás (2008). Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Goiás no Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e Sistemas para Internet, vinculado ao Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológica(IACT). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Programação, linguagens C, Java e Phyton. Tem experiência em ministrar aulas no Ensino Técnico integrado de Informática ao Ensino Médio, Curso de Sistemas de Informação, em disciplinas de informática em Cursos de Engenharia e Redes de Computadores. Também tenho experiência na Coordenação de Cursos Superiores.

Downloads

Publicado

2025-11-11