A ABORDAGEM CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ENTRE 2014 E 2023
Resumo
Este estudo explorou a integração da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação do Campo, com foco no desenvolvimento da consciência crítica, sustentabilidade e valorização do conhecimento. A abordagem incluiu uma busca sistemática em bases de dados acadêmicos, resultando em uma seleção de informações interdisciplinares e contextuais sobre intervenções educacionais. A abordagem CTS contribui para a promoção do desenvolvimento ambiental e social e enfatiza a importância da ciência, da tecnologia e da sociedade civil nos ambientes do campo. É importante destacar e integrar a abordagem CTS na Educação do Campo como um meio eficaz de alcançar uma educação significativa, sustentável e culturalmente relevante. Os resultados mostram a necessidade de ampliar essas novas práticas educativas com vistas ao fortalecimento das comunidades campesinas e à construção de sociedades mais justas e equitativas. Demonstram, ainda, a eficácia das novas estratégias de ensino na integração do Método CTS, que promovem a aprendizagem significativa e o envolvimento dos alunos. Existe uma clara necessidade de valorização da Educação do Campo, resultando em efeitos positivos no saber crítico da população rural, estimulando o pensamento social e ambiental consciente.
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