APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ESTUDOS INICIAIS E CONTRIBUIÇÕES DE DOCENTES E DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Autores

  • Mara Rúbia Vieira UEG
  • Deise Sousa Castro UEG
  • Karen Silva Dias UEG
  • Yuri Magalhães da Costa UEG

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pela docente e acadêmicos participantes do Projeto de Extensão Universitária Habilidades socioemocionais na Educação infantil e anos iniciais do Ensino fundamental, do Curso de Pedagogia, Câmpus Sul. Unidade Universitária de Pires do Rio (GO), no ano de 2024. A pesquisa foi realizada com docentes de Pires do Rio (GO), Orizona (GO) e Palmelo (GO), que atuam com crianças na faixa etária de 5 a 8 anos de idade da rede pública de ensino. Buscou-se compreender o conceito de aprendizagem socioemocional em sua articulação com o contexto escolar atual e conhecer as concepções de docentes e psicólogas sobre a pertinência da proposta de aprendizagem socioemocional na escola. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e cunho qualitativo e para a coleta de dados utilizou-se questionários e entrevistas semiestruturadas. Foram considerados, em especial, os estudos de Estanislau e Bressan (2014), Abed (2014), e Del Prete (2013). Os resultados evidenciaram que intervenções voltadas à aprendizagem socioemocional não precisam ser provenientes de programas altamente planejados e dispendiosos, mas que em situações cotidianas a aprendizagem socioemocional e suas dimensões podem ser estimuladas diariamente, no convívio em sala de aula. Destaca-se a constatação de que o suporte de familiares e de gestores são fundamentais para que as intervenções sejam efetivas.  Ficou evidente também que uma estratégia importante é a criação de ambiente seguro, acolhedor e compromissado com a aprendizagem e o bem estar socioemocional das crianças.  

Biografia do Autor

  • Mara Rúbia Vieira, UEG

    Pedagoga. Especialista em Alfabetização. Docente da Universidade Estadual de Goiás. Câmpus Sul. Unidade Pires do Rio. GO. Curso de Pedagogia.

  • Deise Sousa Castro, UEG

    Graduanda da Universidade Estadual de Goiás. Câmpus Sul. Unidade Universitária de Pires do Rio. Pedagogia.

  • Karen Silva Dias, UEG

    Graduanda da Universidade Estadual de Goiás. Câmpus Sul. Unidade Universitária de Pires do Rio. Pedagogia.

  • Yuri Magalhães da Costa, UEG

    Graduando da Universidade Estadual de Goiás. Câmpus Sul. Unidade Universitária de Pires do Rio. Pedagogia.

Downloads

Publicado

2025-11-12