MATEMÁTICA ACESSÍVEL/INCLUSIVA E DILEMAS DA EDUCAÇÃO
Resumo
Este estudo documenta e relata as experiências adquiridas ao longo do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). O Programa foi uma oportunidades de desenvolver um projeto de intervenção pedagógica que contribuísse com o ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos e com a nossa própria formação inicial docente. Desse modo delineamos a questão norteadora do nosso Projeto de Intervenção: Como desconstruir a ideia de que a matemática é um componente curricular difícil? O projeto de intervenção, foi trabalhado em uma turma do terceiro ano do Ensino Especial de Jovens e Adultos (EEJA), composta por oito alunos, dentre as quais se encontravam paraplegia, deficiência intelectual, paralisia cerebral, síndrome do x frágil e hiperatividade. Observando os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), pudemos fazer um planejamento que contemplou toda a turma, pois as atividades propostas consideraram as necessidades educacionais especiais, assim como as especificidades de cada aluno. No Ensino Fundamental - Anos Iniciais, o projeto foi realizado em uma turma do terceiro ano, composta por 26 alunos. O planejamento das aulas se deu conforme a rotina da turma, considerando que parte das aulas eram compostas pela disciplina de Educação Física, o que nos levou a elaborar uma proposta pedagógica interdisciplinar que nos permitiu trabalhar conteúdos matemáticos e atividades físicas por meio de jogos como “Relógio Matemático”, “Boliche Monetário” e “Corrida Matemática”.
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