A ALFABETIZAÇÃO IMAGÉTICA:UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O LETRAMENTO
Resumo
A alfabetização imagética desempenha um papel fundamental na comunicação humana por meio da interpretação de elementos visuais. Este artigo tem como objetivo analisar e contextualizar a alfabetização imagética, com especial ênfase na fase inicial do processo de alfabetização. Ao utilizar técnicas lúdicas permeada pela educação visual, contribui significativamente para a compreensão de elementos visíveis e invisíveis nas imagens, conferindo-lhes importância na fase de descoberta do letramento. Além de ser um complemento valioso para a alfabetização textual, a alfabetização artística e a alfabetização geográfica. A pesquisa bibliográfica, mediante a análise de livros, dissertações e artigos, possibilita compreender a linguagem visual utilizada como uma ferramenta de alfabetização. Este estudo revela que estratégias pedagógicas, tais como a análise de livros ilustrados e atividades práticas, desempenham um papel importante no desenvolvimento das habilidades de leitura. Adicionalmente, abrange a interpretação de gráficos, signos e símbolos utilizados como meios de comunicação no cotidiano, impulsionando a alfabetização integral dos estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Mediação (ISSN 1980-556X)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS
- Os Direitos Autorais sobre o trabalho submetido são totalmente cedidos à Revista Mediação no ato de submissão.
- Os textos publicados na Revista Mediação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, devendo estes responder legalmente caso haja infração da legislação vigente.