PROTÓTIPO DE MÓDULO DE CONTROLE EMBARCADO PARA VEÍCULO AUTÔNOMO APLICADO À AGRICULTURA

Autores

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento e a implementação de um protótipo de Módulo de Controle Embarcado (MCE) para um veículo agrícola autônomo. O objetivo do projeto foi criar um veículo de baixo custo capaz de navegar autonomamente em ambientes agrícolas, utilizando a plataforma Arduino, sensores ultrassônicos e motores de corrente contínua (DC). O método incluiu a definição de requisitos, design conceitual, desenvolvimento de código, integração dos componentes eletrônicos e testes de desempenho em diversos cenários. Os resultados mostraram que o veículo pode se deslocar autonomamente, evitando obstáculos e coletando dados ambientais relevantes, como temperatura e umidade. Apesar do sucesso, foram identificadas áreas para melhorias, como a gestão de energia da bateria e a resistência do chassi em terrenos irregulares. Conclui-se que o projeto possui grande potencial para beneficiar pequenos e médios produtores, promovendo uma agricultura mais eficiente e sustentável. As futuras implementações e aprimoramentos devem focar em aumentar a precisão e a robustez do sistema, visando uma adoção mais ampla da tecnologia na agricultura de precisão. 

Biografia do Autor

  • Farley Ramos de Sena, Instituto Federal Goiano

    Graduando em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Urutaí. Posui ensino médio (2° grau) integrado ao Técnico de Informática pelo Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Manutenção em Microcomputadores.

  • Júnio César de Lima, Instituto Federal Goiano

    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2002), especialização em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Goiás (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2006) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2018). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: composição de serviços, qualidade de serviço, internet das coisas e smart farming.

  • Amaury Walbert de Carvalho, Instituto Federal Goiano

    Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Especialista em Segurança em Redes de Computadores pela Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial (2014) e Especialista em Docência Superior pela Faculdade Lions (2009). Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal Goiano (2008) e em Redes de Computadores pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Atualmente é Prof. do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Tem interesse na área de Inteligência Computacional, com ênfase em Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina, atuando principalmente no seguintes temas: Mineração de Dados e Análise de Redes Sociais Online. Também desenvolve projetos ligados à programação e robótica educacional.

Downloads

Publicado

2024-12-04